quarta-feira, 1 de julho de 2015

Júlia Marinho promove debate sobre infraestrutura e conectividade na Amazônia

O Programa “Amazônia Conectada”, que tem o objetivo de criar uma infraestrutura de fibra ótica no interior do Amazonas e levar conectividade em múltiplos gigabits à região, foi debatido em audiência pública da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados, na manhã da última quinta-feira (25). 



A deputada Júlia Marinho (PSC-PA), presidente da comissão, responsável pela realização do debate, destacou que neste ano será implantado um sistema de cabo subfluvial com extensão de dez quilômetros no Rio Negro, em Manaus (AM), e a previsão é de que, em 12 meses, o mesmo sistema seja implantado em um trecho de 220 quilômetros, entre Coari e Tefé.
De acordo com a parlamentar o programa vai utilizar o leito dos rios para a instalação de cabos óticos e prevê seis infovias subfluviais com cerca de sete mil quilômetros utilizando os rios Negro, Solimões, Madeira e Amazonas. A expectativa é atender as comunidades ribeirinhas, beneficiando sete milhões de pessoas. Júlia Marinho destacou a importância do Programa “Amazônia Conectada” para interligar as pequenas cidades da Amazônia ao restante do Brasil.
"Enquanto no centro-sul do país as conexões em banda larga são cada vez mais presentes em velocidades crescentes, que possibilitam a oferta de toda sorte de serviços digitais, as comunidades amazônicas se veem relegadas ou à ausência completa de conexões de internet ou à oferta de serviços caros", disse a parlamentar.  Atualmente só dois municípios no Amazonas tem internet por fibra ótica: a capital, Manaus, e Coari. O Programa Amazônia Conectada tem o objetivo de criar uma infraestrutura de fibra ótica no interior da região e levar internet de banda larga aos municípios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário