terça-feira, 14 de abril de 2015

Incra de Marabá firma contrato com Agropará para atendimento de famílias em PAs

A Superintendência Regional do INCRA de Marabá (SR 27) firmou contrato com a AGROPARÁ, prestadora de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para garantir serviços de ATER a 1858 famílias, de 13 assentamentos no Sul do Pará.
 



Os serviços de ATER beneficiarão famílias assentadas nos municípios de Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia.

Dentre os participantes do evento havia colaboradores da AGROPARÁ, representantes da EMATER, SEBRAE, INCRA de Conceição do Araguaia e INCRA de Marabá, Prefeito Municipal José Barbosa de Farias (Mussum), Vereador Wiraton Rezende, representantes da Secretaria de Agricultura de Santa do Araguaia, diversos Secretários Municipais de Santa Maria das Barreiras, líderes locais do Distrito de Casa de Tábua e representação em massa das Associações a serem beneficiadas.
 
De acordo com o Coordenador técnico da AGROPARÁ, Jean Pablo Sabadin, "O programa de ATER prevê a capacitação das famílias e a inserção delas em programas de acesso a créditos, além da participação em feiras, palestras, dias de campo, oficinas e reuniões, contando também com visitas técnicas as famílias assentadas percorrendo lote a lote", disse. "A empresa também contribuem para o desenvolvimento e aplicação de projetos produtivos com vistas à ampliação da renda e melhoria da qualidade de vida", concluiu.

O Chefe da Divisão de ATES do INCRA de Marabá, Antônio Cazzanelli, destacou o papel da ATER como política presente em aspectos sociais e econômicos das famílias e base estrutural para diversas ações da autarquia. “Os serviços de ATER é uma conquista da Reforma Agrária na região Sul do Pará para fortalecer a sustentabilidade produtiva das famílias e atendê-las com melhor técnica, em comunhão com os saberes populares”, disse. A expectativa de Emivaldo Amâncio, representante do INCRA de Conceição do Araguaia, que haverá avanços na região e que se travou um luta para conseguir esses benefícios, e que agora colherá os frutos dos serviços a serem prestados, "Os contratos contribui para ampliar a participação dos assentados em programas de comercialização de produtos, principalmente os governamentais, como o Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) e Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)" disse.

A empresa foi selecionada através de Chamada Pública (tipo melhor técnica), realizada em dezembro de 2014. Sendo classificada em primeiro lugar. Outra chamada pública está prevista para este ano, com a meta de realizar cobertura total a todas as famílias assentadas no Sul e Sudeste do estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário