sexta-feira, 17 de abril de 2015

Helicóptero do IBAMA sofre atentado a bala em área indígena

Um helicóptero do Ibama foi alvo de um atentado a bala na tarde da quinta feira(16), no Sul do Pará.
O atentado ocorreu  na região conhecida como Garimpo do Santídio, que há vários anos vem funcionando de forma clandestina na área indígena  em Cumaru do Norte.
 Os disparos ocorreram durante a Operação Rio Dourado II, que está sendo realizado por agentes do Ibama,  Polícia Militar do Pará e Funai,  que  tem como objetivo extinguir a existência de garimpos clandestino na área indígena em Cumaru do Norte e na região do Sul do Pará.  
De acordo com o coordenador da operação, Wilson Rocha,  do Ibama,  os disparos foram feitos por pistoleiros na intenção de intimidar a ação que tem como meta destruir todo e qualquer tipo de maquinaria e equipamento que esteja sendo utilizado por garimpeiros na extração de minério dentro da área de reserva indígena Kaiapó.
Dos oito disparos, dois atingiram a aeronave, que na hora do atentado, sobrevoava a região do Garimpo do Santidio, na reserva Gorotire.  Cerca de 30 homens participam da operação que não dia e nem hora para acabar.

O serviço de inteligência do Ibama trabalha no sentido de identificar e prender os atiradores. Em conversa com a reportagem do Diário do Pará, Wilson Rocha, coordenador da operação, disse já foi solicitado reforço de Brasília, para que a operação possa continuar na região. ‘’Não vamos nos intimidar com essa ação criminosa de pistoleiros, mais homens estarão vindo de Brasília, para terminar o serviço que teve inicio em outubro do ano passado’’, disse Rocha. A Operação ‘’Rio Dourado I’’ , desencadeada   no ano passado, destruir tratores, PCs, balsas, equipamentos de mergulho, barracões e outros objetos utilizados pelos garimpeiros que estavam trabalhando na extração de ouro dentro das terras indígenas. Dinho Santos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário