quarta-feira, 19 de novembro de 2014

CPI que iria apurar denunciais desvios de recursos públicos foi barrada no voto

Um clima  tenso tomou conta da sessão da Câmara de Vereadores de Conceição do Araguaia na noite da última segunda-feira (17), onde uma parte dos vereadores tentavam implantar a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI, para apurar denunciais de desvios de recursos públicos na gestão do prefeito afastado Valter Peixoto.
 As denunciais feitas pelo coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Estado do Pará- SINTEPP, Anailton Bartolomeu, foi lida pelo presidente da Casa de Leis mediante uma decisão judicial expedida pela juíza Danielly Modesto de Lima Abreu.    


A sessão foi realizada sobre um forte esquema de segurança que contou com apoio de policiais de militares da cidade de Redenção e do helicóptero da Polícia Militar.
O entorno da Câmara foi todo ele isolado para garantir a segurança e integridade física dos vereadores e populares que acompanhavam a sessão. 
O objetivo da CPI era investigar o sumiço de recursos no valor aproximado de R$ 280.000.00, oriundos de um convênio destinado pelo deputado federal Giovanni Queiroz, para a implantação de 200 centrais de ar nas escolas públicas do município. Os recursos fazem parte do projeto ‘’Cuca Fresca’’  do deputado que climatizou centenas de salas de aulas em diversos municípios do sul do Pará.  
De acordo com as denuncias  do sindicalista, o dinheiro foi parar na conta da empresa Edificar que está sendo acusada de ter recebido mais de 5 milhões de reais para fazer o esgotamento sanitário na cidade, mas, as obras foram paralisadas pela empresa.

Depois de muito debate da parte dos vereadores que integram o grupo do prefeito afastado Valter Peixoto (PT), e daqueles que fazem oposição,  a maioria dos vereadores votaram de forma contraria a abertura da CPI. Foram sete votos contra a abertura da CPI e seis favorável.  Votaram de forma favorável ao arquivamento das denuncias os  vereadores Sharles Peixoto, Zacarias, Maria do Agmaraes, Divino Severino, Edvaldo Veiga, Ivanilde Alves e José Raimundo.  Enquanto que  os vereadores Joaquim Luiz, Aurélio Milhomem, Edilson Silva, Juvenal Napim, Divino Atacadão e Roberto Sales votaram a favor da abertura da CPI. Dinho Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário