quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Profissão de seleiro ainda tem seu espaço no mercado

Uma profissão que tem passado de pai para filho tem garantido o sustento da família do seleiro Ronaldo Neris de Oliveira , conhecido popularmente por Ronaldão.
O ofício que ele exerce desde 12 anos de idade e que fora ensinado pelo pai Valdivino Arcanjo, o popular Seleiro, faz de Ronaldo em um dos melhores profissionais na arte de selaria de Redenção e sul do Pará.


O trabalho totalmente artesanal faz parte dos acessórios de vaqueiros e peões de boiadeiros no trabalho do dia a dia do campo e nas grandes festas de exposições agropecuárias tradicional no sul do Pará.
Os arreios, cabeçadas, rédeas, barrigueiras, bainhas, calças de couros e vários outros acessórios utilizados pelos vaqueiros, são fabricados na “Selaria Lambe Sola”, de propriedade da família que trabalha de forma conjunta e abastece o estoque de várias lojas, que vendem produtos agropecuários no sul do Pará. Toda a produção mensal e absorvida por três lojas instaladas em Redenção, Santana do Araguaia e Vila Rica, no Estado do Mato Grosso.
Cinco pessoas trabalham diariamente na pequena indústria localizada no Setor Novo Horizonte. Juntamente com Ronaldo, trabalham o irmão dele, Marcelo, a esposa conhecida por Dona Fia, uma filha e mais um funcionário.
De acordo com Ronaldão, a tradição vai se perpetuando na família. Mas, a falta de mão de obra dificulta uma produção em grande escala, haja vista que tudo é produzido de forma artesanal.
Ainda segundo Ronaldo Arcanjo, poucos são os jovens que querem aprender o ofício, fato que dificulta uma maior produção. “Eu aprendi com meu pai, que me colocava do lado dele e me dizia como fazer, e eu não perguntava como seria o pagamento. Hoje, o garoto quando vem na intenção de aprender o oficio, já quer saber quanto vai ganhar, sem mesmo saber o que ele vai fazer”, relata Ronaldo. 

De acordo com Ronaldão, a profissão vai passando de geração em geração e enquanto houver pecuária ela vai existir mantendo firme o ofício. Dinho Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário