quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Prefeitura de Redenção devolve ambulância com UTI por incompetência administrativa

Um fato inédito, estarrecedor e revoltante marca negativamente a administração do governo do prefeito Vanderlei Coimbra. Duas ambulâncias do SAMU, sendo uma totalmente equipada com UTI móvel para transporte de pacientes de média e alta complexidade, foram devolvidas para a Coordenação Regional de Urgência e Emergência, com sede em Conceição do Araguaia (12ª CRS). Esse tipo de ambulância é um sonho de muitos municípios que querem melhorar o atendimento na área da saúde. Redenção teve duas e as devolveu.





Apesar de ter acontecido de forma “camuflada” em maio deste ano, o fato só agora veio a público depois que um internauta publicou o oficio assinado pelo secretário de saúde, Waldinar Nunes da Silva, devolvendo as ambulâncias. Até o Conselho de Saúde ficou surpreso. “Fiquei sabendo pela internet, não tenho nem palavras para descrever uma coisa desta”, disse a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rita Moura, acrescentando que vai tomar as providências.
Parte dos vereadores também ficou perplexa. Luciano Duarte protocolou oficio pedindo explicações urgentes para dá satisfação à sociedade. A Comissão de Saúde da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Leonardo da Saúde, João Lúcio e Lucileide Bezerra foram investigar pessoalmente o fato e ficaram mais perplexos ainda quando descobriram que no pátio da secretária tem mais duas ambulâncias que estão há mais de seis meses debaixo de sol e chuva e ainda sem placas, sem nunca ter atendido um paciente sequer. “É um flagrante de incompetência administrativa. É uma vergonha para Redenção”, diz o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Leonardo.
A explicação da representante do prefeito Vanderlei Coimbra, Agueda Souza, se limitou a colocar a culpa na não conclusão da UPA (Unidade   de Pronto Atendimento). Segundo ela, as duas ambulâncias do SAMU eram para funcionar no atendendo a UPA. Entretanto, os vereadores João Lúcio e Leonardo observaram que quando inauguraram a Base do SAMU, em Redenção, as obras de construção da UPA estavam paralisadas e mesmo assim receberam as ambulâncias. Inclusive, o prefeito Vanderlei, desfilou pelas ruas e avenidas da cidade exibindo a grande conquista do município na época.  “Na verdade há uma contradição na justificativa da representante do prefeito, uma vez que no oficio fica claro que foi por falta de dinheiro às devoluções das ambulâncias”, observa Leonardo da Saúde.
A vereadora Lucileide Bezerra lamentou também a devolução das ambulâncias. Ela disse que tem tanta gente precisando de ambulância, principalmente os moradores da zona rural. Lucileide, que também faz parte da Comissão de Saúde, observou que o município tem ambulância particular alugada e que não há justificativa para devolver as duas do governo. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Redenção foi o único município que devolveu as ambulâncias.

João Lúcio, que é Relator da Comissão de Saúde, disse que vai aprofundar nas investigações.  “O prefeito vai ter que colocar as duas ambulâncias que estão paradas para funcionar e recuperar as que foram devolvidas para se redimir com a população, porque segundo ele mesmo dizia na campanha (dinheiro tem o que falta é boa vontade)”, finalizou João Lúcio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário