segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Helder e Jatene no segundo turno


Os candidatos Simão Jatene (PSDB) e Helder Barbalho (PMDB) vão decidir o segundo turno das eleições para governador no Pará. Com 100% das urnas apuradas, Jatene teve 48,48% dos votos válidos e Helder Barbalho, 49,88%. A confirmação de que os candidatos se enfrentarão no dia 26 de outubro saiu por volta das 22h50 da noite deste domingo (5). A apuração dos votos válidos mostrou uma disputa acirrada entre os dois, como há muito não se via no Pará.

A diferença de votos entre eles oscilou em torno de 48 mil votos no final da apuração. As últimas urnas apuradas foram das cidades de Baião, Capitão Poço, Goianésia do Pará, Itaituba e Itupiranga. Jatene teve 1.745.442 milhões de votos contra 1.795.992 milhões de Helder Barbalho. A diferença de votos foi de 50.550 mil. Os votos brancos totalizaram 3,30%, os nulos 8,71% e as abstenções 21,10%.
A definição dos candidatos que vão ao segundo turno no Pará fecha um dia intenso. O representante do PSDB votou por volta das 11h30 no Núcleo de Esporte da Seduc, em Belém. Ele ressaltou a ética como a marca de sua campanha. Jatene foi muito assediado na fila para votação e acabou deixando o lugar para 'não causar tumulto em um local que deve ser de tranquilidade'. O candidato à reeleição levou menos de dois minutos para votar.
Já o candidato do PMDB, Helder Barbalho, votou na escola Dom Alberto Gaudêncio Ramos, no bairro do Paar, em Ananindeua. Como Jatene, Helder escolheu o fim da manhã para votar. Ele chegou ao local acompanhado do agora senador eleito, Paulo Rocha (PT), da esposa, filhos e da mãe, Elcione Barbalho, que também concorreu à Câmara Federal. 'Estou muito esperançoso. Vamos rumo à mudança e à vitória para mudar a realidade deste estado', disse. Os dois acompanharam a abertura das urnas junto com familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário