quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Brinquedotecas da Fesar auxiliam crianças com dificuldade no aprendizado

 A Brinquedoteca já funciona na Fesar, no Hospital Materno Infantil e ainda apoiará a já existente no HRPA. A iniciativa da faculdade recebe apoio dos acadêmicos de pedagogia que usam a Brinquedoteca como um laboratório.
Um projeto lúdico pedagógico da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (Fesar), lançado em 2011, vem proporcionando a satisfação de muitas crianças de Redenção, com dificuldades no aprendizado. A Brinquedoteca atende crianças da comunidade, de 3 a 12 anos, que são acompanhadas por pedagogos e acadêmicos da Fesar. No momento, cerca de 15 crianças de escolas públicas com dificuldades na aprendizagem, são atendidas pela Brinquedoteca que funciona na faculdade.
Segundo a psicopedagoga Maria de Nasaré Alves, coordenadora do projeto, baseada na satisfação de ver as crianças darem seus primeiros passos no aprendizado, a Brinquedoteca está se estendendo para outros estabelecimentos. Em 2013, através de uma parceria entre Prefeitura de Redenção, com apoio das secretarias municipais de Educação e Saúde, a Brinquedoteca foi implantada no Hospital Materno Infantil. Conforme Nasaré, a Fesar entrou com todo o material pedagógico e a prefeitura cedeu o espaço e uma pedagoga do município para acompanhar as crianças internadas no hospital.




Ainda segundo Nasaré, a Brinquedoteca funciona como um laboratório de prática para os acadêmicos em pedagogia da Fesar. “Os acadêmicos de pedagogia fazem estágios nas Brinquedotecas, onde prestam serviços voluntários, atendendo as crianças. Eles apoiam totalmente o projeto”, afirma.

Fesar apoiará Brinquedoteca do HRPA: De acordo com Nasaré, coordenadora das Brinquedotecas da Fesar, a faculdade agora apoiará o projeto da Brinquedoteca já existente no Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), no acompanhamento das crianças que passam por aquela unidade de saúde. “As crianças internadas necessitam de recreação já que estão em um quarto de hospital. Aí entra o nosso trabalho através da Brinquedoteca, levando entretenimento para estes pequenos internos”, diz a pedagoga.

Ainda de acordo com Nasaré, a Lei Federal 11.104/2005 determina que em todas as faculdades de pedagogia seja instalada uma Brinquedoteca, bem como em hospitais que atendem crianças e creches. “O trabalho nosso nas brinquedotecas da Fesar, do Materno Infantil e brevemente no HRPA, é muito gratificante porque sentimos a felicidade das crianças, que são de origem humilde, e que possuem dificuldades no aprendizado”, explica Nasaré. João Lopes - NOSSO JORNAL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário