segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Simão Jatene vence no 1º turno, aponta pesquisa do Ibope

A quarta pesquisa de intenção de voto para o governo do Pará realizada pelo Ibope, em parceria com a TV Liberal, aponta que o candidato Simão Jatene (PSDB) subiu mais três pontos percentuais e venceria hoje (27) o primeiro turno da corrida eleitoral com 45% das menções dos votos. O candidato peemedebista Helder Barbalho aparece com 39%. Os demais concorrentes - Marco Antonio (PCB), Zé Carlos (PV), Marco Carrera (PSOL) e Elton Braga (PRTB) - mantêm-se no mesmo patamar, com até 2% das menções, cada. Pretendem votar em branco ou nulo 5% dos entrevistados e 6% declararam-se indecisos (eram 10% na pesquisa anterior).

O percentual é o mesmo na simulação de um possível segundo turno entre o atual governador e seu oponente do PMDB. Simão Jatene aparece com 45% das intenções de voto, contra 39% de Helder Barbalho - na pesquisa anterior tinham 42% e 40%, respectivamente. Aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto são 6% e os que preferem não opinar totalizam 10% dos entrevistados.
No levantamento espontâneo (sem apresentar os nomes de todos candidatos), 37% dos eleitores paraenses declaram intenção de votar em Simão Jatene - crescimento de 10 pontos percentuais desde a última pesquisa - e outros 31% mencionam Helder Barbalho. Eleitores que não sabem responder sua intenção de voto ao governo espontaneamente representavam 55% do eleitorado em agosto, 46% no início de setembro e agora são 22%.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro, com 812 eleitores de 44 municípios, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o número PA-00035/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo BR- 00853/2014. O nível de confiança utilizado é de 95%.

A pesquisa Ibope revela ainda que o candidato à reeleição, Simão Jatene, tem seu melhor desempenho entre os eleitores de 45 a 54 anos e entre os que cursaram da 5ª à 8ª série do ensino Fundamental, com 50% das intenções de voto em cada segmento (crescimento de 6 pontos percentuais e 7 pontos percentuais, respectivamente). Nesta rodada também cresceu o percentual de simpatizantes do governador entre os menos escolarizados (de 39% para 45%) e entre os que têm renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos (de 41% para 47%).
A pesquisa também destaca o crescimento do percentual de eleitores que acreditam na reeleição de Simão Jatene este ano, independentemente da intenção de voto: de 40% para 48%. Outros 39% acreditam em uma vitória do ex-prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho (ante 40% na última rodada). Entrevistados que não sabem ou preferem não responder vão de 17% para 11% nesta pesquisa.
Senado - A pesquisa Ibope aponta que Paulo Rocha (PT) está na frente na disputa por vaga no senado, com 27% das intenções de voto (4 pontos percentuais a mais que na última medição). Empatados na segunda colocação, aparecem Mario Couto (PSDB) com 17% das menções (igual à pesquisa anterior) e Jefferson Lima, do PP, com 15% (oscilação positiva de 1 ponto percentual). Duciomar Costa, do PTB, tem 8% (1 ponto percentual a menos que na terceira pesquisa). Os demais candidatos alcançam até 3% das respostas cada. As intenções de voto em branco ou nulo correspondem a 8% do eleitorado e os que não sabem ou não respondem somam 15% (queda de 5 pontos percentuais desde a pesquisa passada).
A presidente Dilma (PT) aparece com 49% das intenções de voto entre os eleitores do Pará. Marina Silva (PSB) tem 24% das menções, enquanto Aécio Neves (PSDB) cresceu 5 pontos percentuais e obtém agora 16%. Os demais candidatos atingem, cada um, até 2% das menções. Eleitores que têm intenção de votar em branco ou nulo somam 3% e os indecisos, 4%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário