quarta-feira, 16 de abril de 2014

Impunidade contribui para o aumento dos assaltos praticados por menores em Redenção

Confiantes na impunidade por parte da Justiça, que na maioria das vezes nega o pedido de internação, feito pelos delegados, os menores infratores seguem praticando roubos e assaltos à mão armada, deixando a população de Redenção refém dos delinquentes.







Na semana passada, vários assaltos foram praticados em Redenção, onde na sua grande maioria os autores foram menores de idade, que de arma impune, praticaram verdadeiro terror nas vítimas.
A ousadia dos menores é tamanha que muitos deles estão improvisando armamentos para intimidar as vítimas na hora de praticar os assaltos. No último sábado (12/04), mais dois menores foram apreendidos pela Polícia Militar, acusados de terem praticado assaltos na cidade usando de violência contra as vítimas.
Arma falsa: Para praticarem a ação os menores improvisaram um revólver de cano de bicicleta e outro com uma pistola de cola quente simulou que estava armado e rendeu as vítimas.  Após o delito, os menores foram apreendidos por uma guarnição da Polícia Militar, que fez o procedimento de apresentação na Delegacia de Polícia Civil, mas amparados pela lei os menores foram colocados em liberdade.
Na luz do dia: Os menores infratores não escolhem dia e nem hora para praticarem os assaltos. No último sábado (12/04), dois deles iam passando na movimentada Avenida Araguaia, quando um deles desceu da garupa da motocicleta, modelo Bros 150, e furtou algumas cobertas que estavam expostas em uma banca na calçada da loja que vende confecções. Os malandros juvenis foram agarrados por populares, depois que uma das cobertas roubadas enroscou na roda da motocicleta evitando a fuga dos pequenos ladrões, que como os demais adolescentes infratores foram libertados, após ter sido feito um Termo Circunstancial de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Redenção.
Impunidade: A frouxidão por parte da Justiça de Redenção, que prefere colocar os menores de volta nas ruas ao invés de optarem pela internação nos Centro de Internação, tem atraído a atenção de menores infratores de cidades próximas a Redenção. Na semana passada, dois menores da cidade de Xinguara foram apreendidos pela Polícia Militar, após terem praticado um assalto a um disk bebidas, no setor Casas Populares.
Ao conversar com a reportagem do NOSSO JORNAL, um dos menores disse que resolveu vir para Redenção, porque estava ‘pichado’ em Xinguara e que em Redenção a situação é mais tranquila, pois não havia informação de que menores são encaminhados para os centros de internação. “Nós estávamos ‘marcados’ lá em Xinguara. Lá tem um juiz meio durão e a coisa ia ficar feia pra nós. Ai resolvemos vir pra cá”, relatou um dos delinquentes.
Desestimulante: A impunidade e a não internação dos menores infratores apreendidos em Redenção, vem desestimulando alguns policiais civis e militares, que fazem o enfrentamento dos elementos nas ruas da cidade. Para alguns, fica difícil ver o menor solto nas ruas horas depois de ter sido apreendido.  “É difícil para o policial ver o menor nas ruas, depois que ele colocou a arma na cabeça do cidadão de bem. Depois que faz ameaças, rouba tudo da vítima, é apreendido e a justiça os coloca na rua. O delinquente ainda fica sorrindo da nossa cara e às vezes ainda faz ameaças. Da vontade de cruzar os braços e deixar que eles tomem conta da cidade”, disse um policial que não quis ser identificado. 
Ministério Público: Na maioria dos casos, os pedidos de internação são negados pelo Ministério Público Estadual, que às vezes não leva em consideração a vida pregressa do menor, seus antecedentes criminais, se ele é reincidente na prática de crime e decide colocá-lo nas ruas.

Um caso em que o menor matou e foi solto poucas horas, ocorreu no Auto Posto Paraná, no final do ano passado, quando o delinquente conhecido por Bobó, durante um assalto, assassinou a tiros o passageiro de uma caravana familiar, do Estado do Goiás, que viajava para passar o natal na cidade de Parauapebas. Dinho Santos   

2 comentários:

  1. A solução é começar a dá um fim a esses "menores infratores" (pois, não podemos chamá-los de bandidos). Só assim para os cidadãos de bem ficarem mais tranquilos.

    ResponderExcluir
  2. A minha lei e procurar encontrar e matar essa doenca da sociedade

    ResponderExcluir