segunda-feira, 31 de março de 2014

Santarém realizou o 1º casamento homoafetivo na última sexta-feira

Cerimônia coletiva reuniu  15 casais no Fórum da cidade

A 1ª Vara Cível da Comarca de Santarém promoveu, na última  sexta-feira, 28, o primeiro casamento homoafetivo da cidade. As duas mulheres se uniram  e  mais 15 casais  participaram  de uma cerimônia coletiva, que foi  celebrada pelo  juiz Valdeir Salviano da Costa.
O casal homoafetivo é formado por uma funcionária pública e uma estudante que convivem maritalmente há três anos e resolveram oficializar sua relação. As duas ainda preferem não se expor publicamente e mantêm seus nomes em sigilo. “Foi uma opção nossa e nos dias de hoje tem que ser considerada normal”, diz F. C. D. S. ao afirmar que as duas tem o apoio da família, mas ainda temem a discriminação da sociedade. Elas entraram com processo para realizar o casamento há cerca de um mês e tiveram parecer favorável da promotora de Justiça Dully Sanae Araújo Otakara.
O juiz da 1ª Vara Cível, Valdeir Salviano da Costa, tornou se  também pioneiro por realizar o casamento das duas jovens em Santarém. Aos 54 anos, o juiz que é goiano e vive há 9 anos no Pará, diz que o direito tem que se adequar aos fatos. “O CNJ determinou, inclusive, que todos os juízes realizem casamentos de cidadãos homoafetivos que desejem consolidar suas relações”, diz ele. O magistrado se sente orgulhoso de mais uma vez contribuir com um evento histórico na região oeste do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário