sexta-feira, 7 de março de 2014

Ponte de madeira entre as maiores do mundo foi projeto de vereador

Construída em outubro de 1996 pelo governador Jader Barbalho, a ponte do Rio Pau D’Arco que atualmente liga os municípios de Conceição do Araguaia e Floresta do Araguaia está entre as maiores pontes de madeira do mundo. Ela mede 153 metros de extensão e curiosamente foi feita por indicação do vereador do município de Conceição do Araguaia, Francisco Bonifácio de Jesus.



Na época o município tinha como prefeito o finado Orlando Mendonça e seu vice também já falecido era José Leão que veio a assumir a prefeitura com a morte de Mendonça. Inaugurada em 1986, vinte e oito anos depois a ponte é considerada a mais antiga com extensão superior a cem metros que está ainda está em condições de uso. Apesar de sua imensa extensão, atualmente existem outras pontes de madeira maiores.

A maior da América Latina é a ponte que liga Colniza no Mato Grosso a Rondônia. Ela possui 274 metros de extensão e foi construída em 2004. Em 2011 uma enchente histórica carregou a ponte deixando os moradores isolados. Um ano depois a ponte foi reconstruída e reinaugurada com apoio dos madeireiros, prefeitura e DNIT. Em 2008 foi inaugurada no município de Alenquer PA uma ponte com 332 metros de extensão. Era para ser a maior ponte de madeira do mundo, mas o Ministério Público interditou e a ponte que foi demolida para dar lugar a uma de concreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário