sexta-feira, 7 de março de 2014

Mais de 800 pessoas desabrigadas pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas

Como acontece em praticamente todo início de ano, mais uma vez a cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas, em Marabá, obriga centenas de famílias a abandonarem seus lares e saírem em busca de abrigo até as águas baixarem novamente. Até hoje, sexta-feira, dia 7, a Defesa Civil Municipal já contabiliza mais de 800 pessoas fora de suas casas.



Abrigo 2Segundo Márcio Costa, coordenador da Defesa Civil em Marabá, o nível do rio já estava em 11,18 metros na manhã desta quinta-feira (6). “Até o momento já são 161 famílias atingidas, com uma média de 4 pessoas por família”, conta.

Márcio explica ainda que o nível do rio Tocantins vem subindo numa média de 15 a 20 centímetros por dia e, caso alcance a marca de 12 metros acima do nível normal, o prefeito João Salame deverá decretar Situação de Emergência, acionando a Defesa Civil Estadual, que também passa a apoiar as ações do município.

Do número de famílias atingidas, 50 foram direcionadas para o abrigo na entrada da Marabá Pioneira, 38 para o abrigo na Folha 16, 12 famílias estão no abrigo da Associação de Moradores da Santa Rosa e outras 49 estão na casa de amigos ou parentes.

A prefeitura dispõe de dois abrigos oficiais, um na entrada da Velha Marabá e o outro ao lado do ginásio poliesportivo “Renato Veloso”, na Folha 16. “Mas com o aumento da demanda a cada dia, já vimos a necessidade e estamos construindo mais uma etapa do abrigo na Folha 16 para receber mais famílias”, explica Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário