sexta-feira, 7 de março de 2014

Guinness pode reconhecer homem de Redenção como o mais velho do mundo vivo

O Livro Guinness de Recordes reconheceu esta semana que o italiano Arturo Licata, de 111 anos, é o mais velho homem vivo. Só que, seu Martinho de Abreu Lima, morador do Setor Planalto, em Redenção, completou 112 anos no último dia 02 e tem documento e tudo que comprova que ele é mais velho que o italiano. O italiano, que tem 111 anos, só completa 112 no dia 2 de maio sendo, portanto exatos 2 meses mais novo que seu Martinho.
O italiano que nasceu em 2 de maio de 1902 é natural de Enna, na Ilha da Sicília. Seu recorde foi autenticado por Robert Young, consultor de gerontologia do Guinness. Segundo Young, Licata é o único homem nascido antes de 1903 capaz de comprovar isso por meio de documentos. Entretanto, seu Martinho que é natural de Mara Rosa (GO), e que morou por muito tempo na Mata Geral, zona rural de Redenção, e hoje reside no Setor Planalto, em Redenção, tem todos os documentos que confirmam sua idade, CPF, Carteira de Trabalho, RG e Certidão de Nascimento.





Martinho veio para Redenção na década de 80. Solteiro, nunca constituiu família. Mora com o irmão caçula de 79 anos, Manoel de Abreu Lima.
O irmão de seu Martinho conta que durante toda a sua vida ele gostou de beber cachaça e fumar - fumar o Fumo Do Bom, de Arapiraca (AL). Há dez meses deixou de fumar, não por vontade própria, mas o irmão Manoel, percebendo sua saúde fragilizada não disponibilizou mais o tabaco para que ele alimentasse o vicio. Já a bebida alcóolica faz alguns anos que ele pôs um ponto final.
O decano Martinho com tantos anos de vida ainda arrisca alguns passos segurando na bengala. É bem humorado e sorri quando provocado acerca da idade. Passa a maior parte do dia sentado em uma cadeira na humilde área da casa. Só consegue ver vulto, mas não distingue mais as imagens.
Quando fotografado discretamente pelo jornalista João Lúcio, perguntou se estava relampeando, referindo se ao flash da câmera. Martinho nem tem consciência que faz parte de um seletíssimo grupo que ultrapassa os cem anos e, depois de cem, somar mais 12 anos, não é pra qualquer um.

A última vez que foi ao médico reclamou de fraqueza nas pernas, o médico geriatra se limitou a dizer que faz parte da idade. Nossa reportagem ouviu, no ano passado, a funcionária do cartório de Mara Rosa, no Estado de Goiás, de prenome Eliane, que confirmou todos os dados.

O detentor anterior do recorde de homem vivo mais velho do mundo era o americano Salustiano Sanchez. Ele morreu em 13 de setembro de 2013, com 112 anos e 97 dias. A pessoa mais velha do mundo atualmente, segundo o Guinness, é a japonesa Misao Okawa, nascida em 5 de março de 1898 e atualmente vivendo em Osaka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário