terça-feira, 30 de abril de 2013

BR-155 passa por lentidão no tráfego devido a corte pista





A imagem acima, do leitor Miguel Reis, mostra trecho da BR-155, parcialmente cortado devido as chuvas que caíram na região nos últimos dias. Sem manutenção, a bueira utilizada para a passagem da água entupiu, o que fez com que a água passasse por cima da pista quebrando parte do asfalto.  A empresa contratada para a recuperação da BR providenciou um paliativo para que o tráfego não fosse interrompido. Durante boa parte da manhã desta terça-feira o trânsito foi lento naquele setor, o que provocou longas filas. É o Pará grande.
Por falar em Pará grande, o governador Simão Jatene fará visita à Parauapebas no próximo dia 02 de maio. Ele pretende se reunir com prefeitos da região.

Em evento da CNA realizado em Marabá, Salame volta a defender a criação do Estado do Carajás


O evento, que reuniu mais de 200 pecuaristas de Marabá e de cidades da região, teve por objetivo viabilizar a discussão de diversos temas que interessam o setor produtivo, entre os quais as novidades introduzidas pelo Novo Código Florestal, a questão fundiária e a insegurança jurídica no campo, além de assuntos mais técnicos como logística portuária e o Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014.

A importância de Marabá ficou demonstrada através da presença de Kátia Abreu, presidente da CNA e senadora pelo Estado do Tocantins. Ao abrir o evento, Kátia não poupou críticas ao Governo do Pará. Os pecuaristas estão insatisfeitos com as dificuldades encontradas para dar cumprimento aos mais de 300 mandados de reintegração de posse já expedidos pela Justiça paraense.

Kátia Abreu criticou a demora na titulação de terras, as invasões e a inoperância do Governo do Pará. “ São cerca de 1.500 propriedades invadidas e mais de 300 mandados que esperam cumprimento. Se (o Estado do Pará) não tem condições de cumprir, estamos prontos para ir ao Governo Federal e articular até mesmo o Exército para que dê suporte a estas ações. Da forma que está, vivemos um clima de total insegurança jurídica”, afirmou a senadora.

Logo após o pronunciamento da senadora, foi a vez de João Salame fazer uso da palavra. O prefeito de Marabá frisou as dificuldades que qualquer empreendedor enfrenta para atuar no Pará.

“Ser empreendedor no Pará é tarefa de alto risco. Além de termos impostos elevados, uma das tarifas de energia elétrica mais onerosas do País e problemas até mesmo com abastecimento de água, nossas estradas estão intrafegáveis, não há incentivos fiscais e muitos menos a regularização fundiária, o que poderia impedir conflitos no campo?”, questionou Salame.




Salame lembrou que em 2011, todos esses problemas foram mostrados e justificaram a luta pela criação do Estado do Carajás.

“A luta pelo Estado do Carajás não pode parar jamais. Precisamos da presença de um estado que nos ajude a continuar desenvolvendo esta região, algo que o Estado do Pará não consegue fazer. Vamos continuar lutando para criar o Estado do Carajás, nosso melhor projeto de desenvolvimento, finalizou o prefeito.

Logo após a abertura oficial do evento, a senadora Kátia Abreu concedeu entrevista coletiva aos órgãos de imprensa e como sempre, não evitou temas polêmicos.



Garantiu que pretende conversar com os senadores paraenses sobre o problema do cumprimento dos mandados de reintegração de posse e apesar de seu partido, o PSD, integrar a base de apoio do governador Simão Jatene, não descartou a possibilidade de pedir a intervenção federal no Pará.

- Aí não tem governo amigo. Governo amigo é aquele que cumpre as determinações judiciais. Vamos conversar, mas não havendo cumprimento, vamos sim pedir a intervenção federal no Pará.

Kátia avaliou como positiva a aprovação do Novo Código Florestal que, segundo ela, representa a “carta de alforria” dos produtores em relação à “ditadura” das organizações ambientalistas. Sobre a ocorrência de trabalho escravo, alvo de uma CPI encerrada sem relatório final, a senadora creditou isso à legislação imprecisa que regulamenta a matéria.


- É preciso que tenhamos uma legislação que explicite e discrimine de forma clara o que vem a ser “trabalho escravo”. Da forma que hoje está, é impossível que injustiças não sejam cometidas.

O evento encerrou no final da tarde, após a palestra da própria Kátia Abreu na qual abordou os desafios do agronegócio no Brasil e no mundo.

Fonte: Portal PMM

Onda Verde do Ibama embarga 15,8 mil ha de desmates no Pará, quase o tamanho de Natal


Onda Verde do Ibama embarga 15,8 mil ha de desmates no Pará, quase o tamanho de Natal

Os embargos aplicados pelo Ibama, além de cessarem o avanço dos desmates em cada área fiscalizada, impedem que os posseiros obtenham a regularização fundiária das terras que reivindicam.

O Ibama embargou 15,8 mil hectares de desmatamentos ilegais, desde o início da Operação Onda Verde, em fevereiro, no Pará. A área equivale a quase o tamanho da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Nas quatro frentes de fiscalização no estado, os agentes federais ainda aplicaram R$ 77,6 milhões em multas, apreenderam 18,1 mil metros cúbicos de madeira (cerca de 730 caminhões cheios), quatro caminhões, quatro tratores, oito balsas e cinco empurradores.

“Estamos no meio do novo período de medição do desflorestamento na Amazônia, cujo calendário começou em agosto de 2012 e vai terminar em julho de 2013. Estas regiões onde o Ibama atua apresentaram alertas de desmatamento significativos, estão liderando o processo de degradação da floresta no Pará e serão penalizadas”, explica o superintendente do Ibama no Ibama no Pará, Hugo Américo.

Os embargos aplicados pelo Ibama nas frentes da Onda Verde em Anapu, Uruará, Novo Progresso e, mais recentemente, Santana do Araguaia, além de cessarem o avanço dos desmates em cada área fiscalizada, impedem que os posseiros obtenham a regularização fundiária das terras que reivindicam. “Mas também prejudicam os municípios porque a destruição das florestas os levam à lista dos maiores desmatadores do Ministério do Meio Ambiente, trazendo sanções como o corte dos financiamentos oficiais”, diz Hugo.

No caso de Santana do Araguaia, a primeira frente da Onda Verde no sudeste paraense, o município deixou a lista dos campeões em desmatamento ano passado. Com a medida, passou a ter prioridade em ações de incentivo econômico e fiscal, planos, programas e projetos da União, principalmente os relacionados à consolidação da produção florestal. “Mas se o município não mantiver os avanços, pode retornar à lista. É necessário o envolvimento de todos para garantir os avanços já conquistados”, defende o superintendente.

A Onda Verde em Santana conta com apoio de fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema/PA). Em 20 dias de fiscalização, o Ibama já aplicou R$ 3,9 milhões em multas e identificou um plano de manejo florestal fraudulento envolvido em esquemas para esquentar madeira ilegal na região. Além de embargado, o empreendimento florestal teve os 3,1 mil metros cúbicos de créditos de madeira que movimentou irregularmente estornados no Sisflora.

No oeste paraense, o Ibama combate principalmente os danos ambientais provocados pela pecuária ilegal, em Novo Progresso, e pela exploração irregular de madeira, em Anapu e Uruará. Nestas regiões, que lideram as apreensões de madeira ilegal, o instituto já realizou doações sumárias de cerca de cinco mil m³ de toras para pequenos produtores rurais de Pacajá, Anapu e Senador José Porfírio; 900 m³ para a prefeitura de Uruará e dois mil m³ para a organização benemérita Cáritas, em Belém. A madeira doada pelo Ibama deverá ser aplicada em ações sociais, conforme os projetos apresentados pelas entidades ao instituto.

As equipes de fiscalização da Onda Verde, que contam com apoio de helicópteros, homens do Batalhão de Polícia Ambiental e Força Nacional, prosseguem sem interrupção no Pará até o final de 2013. Novas frentes poderão ser montadas em outros municípios, de acordo com os resultados dos alertas de desmatamento do sistema Deter, programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em parceria com o Ibama que monitora por satélite a Amazônia Legal.

Fonte: Ibama/EcoAgência

RIO MARIA: Jogo comemora aniversário da rádio Berokan FM



Na tarde do último sábado (27), no estádio Aranhão, em Rio Maria, aconteceu uma partida de futebol comemorativa aos 14 anos da rádio Berokan FM que recebeu a equipe da rádio União FM, de Xinguara.




Antônio Lacerda, Buru e Marco Antônio marcaram pelos amigos da Berokan FM. Já Rivelino e Mera, duas vezes, empataram para a União FM 104,9. O jogo de confraternização terminou com o placar de 3 a 3. 

O troféu dos 14 anos da emissora foi entregue das mãos do diretor Jota Neto para a coordenadora do conselho de programação e locutora Marlete Alves agradecendo a todos que prestigiaram o evento, a amizade e o companheirismo por parte das equipes. 

Locutores, membros da direção, amigos e ouvintes prestigiaram o evento esportivo que foi transmitido ao vivo pela rádio Berokan FM 104,9 com a narração de Edmar Brito, comentários de Antônio Filho e reportagens de José Augusto e Morais Filho e a assistência técnica de Evani Oliveira e Tállys Negromonte.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

3 homens morrem dentro de um poço na Vila Batista


A notícia da morte de três pessoas da localizada abalou os moradores do distrito de Vila Batista, localizados no município de Santa Maria das Barreiras, na manhã da última segunda-feira 29.
Três moradores residentes da localidade morreram após entrarem dentro de um poço onde tentavam resgatar o documento de um deles que havia sido jogado dias atrás por pelo ladrão que praticou o furto dos documentos.
Pedro Paulo, Antônio Neto e Gilvan Silva Galvão, foram às vítimas da tragédia que comoveu a população do distrito que fica localizado a 120 km da sede do município e cerca de 80 km de Redenção. 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Check-Up


Fora do páreo


O ex-prefeito Celso Lopes, de Tucumã, é o primeiro da região a ter suas contas rejeitadas após ser derrotado nas urnas. A reprovação das contas de Lopes foi votada durante a sessão realizada no último dia 19 na Câmara Municipal, onde sete vereadores votaram a favor da reprovação e cinco contra. Com a derrota, Celso, terá dificuldades de fugir da inelegibilidade.

Mário Moreira

Em Redenção as contas do ex-prefeito Mario Moreira devem ser votadas nas próximas sessões marcadas para o mês de maio. Uma vasta documentação do TCM foi encaminhada para Câmara Municipal de Redenção onde o presidente José Cláudio encaminhou para ser analisada pelos vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento.

Exagerado

Foi do que os vereadores e mais alguns populares que acompanhavam a sessão da última quinta-feira (19), chamaram o vereador Mazinho do PT, após o nobre edil dizer na tribuna que o Partido dos Trabalhadores vai governar por mais de 30 anos o Brasil. O vereador Luciano Duarte (PRB) disse que o sonho de Mazinho, estava recheado de exagero.

Elogiado

O secretário adjunto de Segurança Pública Estadual, Coronel Solano, que esteve em visita nos munícipios de Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia fez um elogiou ao diretor regional do Detran de Redenção, Ricardo Pull. Solano disse que o trabalho desenvolvido na gestão de Pull que organizou o trânsito de Redenção, chegou ao conhecimento do governador Simão Jatene.

Cotado

O nome do ex-prefeito de Pau D’Arco, Luciano Guedes (PDT), está sendo cogitado para ocupar a função de interlocutor político do Governador Simão Jatene do sul do Pará. O convite foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Márcio Miranda (DEM) e reforçado pelo deputado Fernando Coimbra (PSD).

Articulador

Segundo assessores dos dois deputados que acompanharam a comitiva que visitou o sul do Pará na semana passada esta é a terceira vez que Luciano Guedes é convidado para fazer parte da equipe de governo de Simão Jatene. A performance de grande articulador político tem despertado o interesse a e atenção Simão de Jatene que quer a todo custo ter Guedes na sua equipe.

Fidelidade

De acordo com pessoas que integram a grupo político do ex-prefeito Luciano Gudes, o que tem impedido que ele tome uma decisão favorável ao convite de Simão Jatene é a longa amizade e fidelidade ao cacique do PDT Giovanni Queiroz. Guedes há anos milita nas campanhas eleitorais de Giovanni como articulador e coordenador político.

Empresário

Há dias que corre um boato pelos bastidores da política de Redenção que o ex-prefeito de Redenção, Wagner Fontes, estaria ocupando o cargo de Secretário Municipal de Finanças na prefeitura de Parauapebas. Os boatos não são verdadeiros, o que existe de verdade na conversa é que Fontes venceu uma licitação para aplicar asfalto em várias ruas da cidade que tem uma das maiores arrecadações do estado.

Laboratório

O que muitos não sabiam era que o ex-prefeito Wagner Fontes possuía uma empresa de terraplenagem e também que operava no serviço de pavimentação asfáltica. Para os mais críticos a cidade de Redenção serviu como laboratório experimental, após a empresa da qual o ex-prefeito era sócio, asfaltou algumas ruas de Redenção.

Atuação da prefeitura na Mata Geral agrada população


O trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Redenção na Agrovila Mata Geral localizada a acerca de 40 km de Redenção tem deixado a população com a autoestima elevada e confiante na administração do prefeito Vanderlei Coimbra.

Em tão pouco tempo de governo a população tem sido atendida com ações que têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. De acordo com comerciante e pecuarista José Vanderlei, que há mais de 30 anos reside na Mata Geral, nunca houve um prefeito que realizasse ações de benefícios para os moradores logo nos primeiros meses de governo como o prefeito Vanderlei Coimbra.
                                     Moradores da Mata Geral contente com a administração do gestor

                                José Vanderlei elogia a administração do prefeito Vanderlei Coimbra 

Segundo o empresário, logo no mês de fevereiro, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, em parceria com pecuaristas e produtores que residem no trecho da PA-287 que liga Mata Geral a Redenção, realizou o serviço de recuperação da principal via de acesso da população. A ação tem garantido a trafegabilidade e o escoamento da produção de grãos, produtos hortifrutigranjeiros, leite e também a produção pecuária.

De acordo com José Vanderlei, no passado os gestores usavam a desculpa de que por ser uma rodovia estadual o município não podia fazer o serviço de recuperação e a população era prejudicada no seu direito de ir e vir.

Os moradores da Gleba 23 foram beneficiados com a recuperação da vicinal através do serviço de levantamento do aterro e patrolamento da estrada. A vila onde reside grande parte dos colonos recebeu limpeza das ruas. O serviço nos anos anteriores era feito através de mutirão promovido através da iniciativa dos moradores. A obra de recuperação da PA 287 foi feita através da parceria entre a prefeitura de Redenção, Setran e pecuaristas. Os principais parceiros na recuperação da PA foram Fazenda Vale do Paraiso, Fazenda Guaira, Frigorifico Rio Maria, Fazenda Rochedo, Grupo JBS, Fazenda Santa Tereza, Fazenda Madrugada e outros colaboradores.    
Outra ação do prefeito Vanderlei elogiada pelos moradores é a constante presença de secretários municipais na vila para ver as necessidades da população e acompanhar as ações que estão sendo implementadas na localidade. “Somente o secretario de Obras, Scalabrin já veio aqui mais de 3 vezes nesses primeiros meses, coisa que nunca havia acontecido nos anos anteriores”, disse a moradora Maria da Silva.

Vereador Duda vai investir na construção de um secador de grãos em Santa Maria das Barreiras


O município de Santa Maria das Barreiras está no caminho de tornar-se um dos maiores produtores de soja do sul do Pará, juntamente com o município de Santana do Araguaia.




A cada dia novos produtores do estado do Mato Grosso estão adquirindo grandes propriedades na região dos distritos de Vila Batista, Nova Esperança e Novo Horizonte, regiões onde as terras são propícias para a plantação de grãos.
O vereador Eduardo Esteves (PMDB), o popular Duda, é um dos responsáveis pelo êxito dos novos investidores para o município, pois além de possuir plantio de soja nas proximidades do distrito de Novo Horizonte, o parlamentar está viabilizando a instalação de um secador de grãos que será instalado nas proximidades da sede da cidade de Santa Maria.
De acordo com Duda, são esses tipos de investimentos que fazem com que os produtores tragam outros investidores e logo a produção de soja estará consolidada. “Não tenho dúvida que esse município vai se tornar um dos maiores produtores de soja da região, e por isso estou fazendo os investimentos e também trazendo amigos meus para investir no município”, comentou. (Dinho Santos)

EM REDENÇÃO Cabo R. Luz tem trabalho reconhecido pela Câmara


Devido ao excelente trabalho que vem desenvolvendo no município de Redenção, no combate a criminalidade e principalmente ao tráfico de drogas, o Cabo PM R. Luz, lotado no 7º BPM de Redenção, foi homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores com uma Moção de Aplausos.



Com mais de 12 anos na Polícia Militar, o Cabo R. Luz tem sido responsável por importantes prisões, tirando de circulação elementos perigosos e nocivos à população. Segundo o vereador Cabo Avelino, autor da indicação, ao prender traficantes que fazem o trabalho de distribuição de drogas na cidade, o militar, assim como os demais companheiros de equipe, prestam um serviço de grande importância para a sociedade.
Uma das importantes particularidades que diferenciam o Cabo R. Luz e que contribui para a homenagem é que algumas prisões de traficantes foram feitas por ele no período em que ele estava de folga do trabalho. “Cidadão como esse que vai além daquilo que é solicitado é que a sociedade necessita, essa homenagem é um incentivo para que esse militar possa continuar a desenvolver esse importante trabalho para o povo de Redenção” disse Avelino, autor da Moção que foi aprovada por todos os vereadores presentes na sessão. (Dinho Santos)

SAIBA DOS DETALHES DO CRIME QUE ABALOU CUMARU DO NORTE



Detalhes do crime que abalou Cumaru: estupro de criança de 7 anos populares matam a pedradas o acusado no meio da rua
Revoltada com o crime de estrupo praticado contra uma criança de 07 anos de idade, a população de Cumaru do Norte espancou e apedrejou o garimpeiro Weslei da Rocha, 28 anos, natural de Conceição do Araguaia, até a morte. O crime ocorreu por volta das 13 horas da tarde do último domingo (21), depois que populares ficaram sabendo que a criança, filha de uma família bastante conhecida na cidade, havia sido estuprada por um desconhecido nos fundos de uma quitinete.


Mulher ouviu o choro
Uma mulher que estava pintando as unhas nas proximidades do local onde ocorreu o estupro foi quem deu o alarme. Após ouvir o choro da criança que estava nas proximidades do supermercado Cumaru, onde a menina tinha ido comprar balinhas, a mulher percebeu que a criança estava sagrando pelas pernas. A testemunha passou as características do acusado, que segundo ela, havia pulado a cerca que dividia o quintal da casa onde ocorreu o estupro.
Multidão foi à caça do acusado
Tão logo a informação se espalhou pela pequena cidade, populares iniciaram uma verdadeira caçada pelos diversos setores da cidade na tentativa de encontrar o suspeito. Depois de mais de duas horas de busca, um mototaxista revelou que havia levado um homem com as mesmas características do suspeito até uma chácara localizada a 9 km distante da cidade. Segundo a polícia o mototaxista recebeu o valor de R$ 20 pela corrida.  De posse da informação, dezenas de motociclistas foram até o local onde o acusado estava escondido e conseguiram agarra-lo, trazendo-o de volta para a cidade para fazer o reconhecimento pela testemunha que o viu pulando o muro, após o choro da criança.
População lincha o acusado

                          Avenida das Nações palco da cena sangrenta

                                           Nesta igreja a criança de 7 anos saiu para comprar balinha 
Após ser identificado pela testemunha, à população passou a praticar o linchamento do acusado que trabalhava como garimpeiro na área do projeto Cumaru. Segundo o Sargento Neves, comandante do destacamento de Cumaru do Norte, mais de 100 pessoas participaram do massacre. Com paus, pedras e bloquetes de cimento a população fez justiça com as próprias mãos. De acordo com informações levantadas junto à polícia, o linchamento durou cerca de 20 minutos.
A policia não conseguiu evitar
A execução aconteceu na Avenida das Nações no centro comercial da cidade. Segundo o sargento Neves, havia apenas dois policiais militares na cidade na hora do ocorrido, e os outros dois estavam na área rural à procura do acusado. “Não teve como a polícia evitar o massacre, pois quando chegamos ao local o homem já estava praticamente morto”, disse o sargento.  

                                       Neste local o acusado foi morto pela população revoltada com o estupro



Segundo o relato da Conselheira Tutelar, Sônia Maria Leal, que acompanhou a criança até Redenção para exame de corpo de delito, as informações da criança batem com a descrição fornecida pela testemunha ocular. De acordo a conselheira, a criança contou que ao chegar ao supermercado Cumaru, o homem se aproximou dela e falou que ele tinha balinha para dar pra ela. “Foi dessa maneira que o homem atraiu a criança indefesa até o local do estupro”, disse. Ainda de acordo com a conselheira, a criança estava na igreja e foi até ao supermercado que fica localizada a cerca de 50 metros distante da igreja.

                                          Conselheiros acompanharam o caso e a criança 
                                         Vice prefeito disse que nunca viu igual igual por isso a população se revoltou
                                      A reportagem do Blog do Dinho Santos esteve em Cumaru do Norte coletando as informações 
De acordo com o vice-prefeito de Cumaru do Norte, Ademilson Clemente, a população se revoltou por ser um crime hediondo praticado contra uma criança indefesa e filha de uma família de bem da cidade. “Nunca houve um crime desta natureza em nossa cidade daí a revolta da população”, disse o vice-prefeito.   

Deputado Fernando Coimbra promete empenho na pavimentação da PA 411


O deputado estadual Fernando Coimbra (PSB), visitou os municípios de Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia, no último final de semana.
A visita foi bastante comemorada por correligionários, políticos e pela população dos dois municípios.


O deputado conversou com os prefeitos e lideranças políticas dos dois municípios e ouviu atentamente os questionamentos dos líderes sobre os problemas que assolam a região, e prometeu levar reivindicações ao conhecimento do governador Simão Jatene.
Acompanhado do deputado estadual Marcio Miranda, presidente da ALEPA,  do prefeito Eduardo da Machado, e de vários vereadores, o presidente percorreu o trecho de 45 km da rodovia PA-411, que liga Santana do Araguaia a Caseara (TO), na intenção de intermediar a conversa entre o governador do Estado com um grupo de empresários canadense que estão interessados em asfaltar o trecho, através de uma parceria.
O asfaltamento da PA-411 se tornou o grande sonho da população e os líderes políticos do município estão empenhados em ver a conclusão da obra.   
Ao observar o potencial de produção agrícola da região, Fernando Coimbra , se comprometeu juntamente com Marcio Miranda em promover o mais rápido possível o encontro dos empresários com o governador Simão Jatene, para ver as possibilidades da existência da parceria.
 Coimbra disse ainda que a pujança da região requer investimentos como o asfaltamento da PA-411 para o escoamento da produção de grãos, principalmente da soja que está sendo produzida em grande escala pelos municípios de Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia. 

Marido apaixonado e traído leva tijolada na cabeça e acaba preso


Inconformado com o fim do relacionamento, o trabalhador de fazenda, Silmar da Silva, 32 anos, residente na área rural de Redenção, pulou o muro da casa onde a ex-esposa estava com o amante, arrombou a porta, agrediu a ex-mulher, levou uma tijolada na cabeça e acabou sendo enquadrado na lei Maria da Penha.
O fato aconteceu na tarde do último domingo (21), depois que o trabalhador chegou da fazenda e foi procurar a ex-companheira de quem está separado há poucos meses.
Por não aceitar a separação e ainda gostar da ex-mulher, Silmar, depois de tomar umas doses de cachaça, saiu à procura da mãe de seus filhos na intenção de reatar o relacionamento e leva-la de volta para a fazenda.




Ao ser informado que a mulher estava em uma casa que pertence a uma prima dela, o homem apaixonado foi tentar recuperar a mulher de seus sonhos. Silmar não imaginava que iria encontrar a mulher da vida dele dormindo nos braços de outro homem.
Inconformado com a situação, o homem apaixonado pulou o muro da residência, arrombou a porta, e no momento em que tentava levar a mulher à força pelos cabelos, levou uma tijolada na cabeça do amante da ex-esposa, que não aguentou ver a companheira ser agredida pelo ex-marido.
A tijolada resultou na abertura de dois ferimentos na cabeça, que teve que ser levado para um hospital por uma viatura da Polícia Militar, que foi acionada por vizinhos que presenciaram a cena sangrenta.
A guarnição policial levou os envolvidos no triângulo amoroso para prestarem esclarecimentos na Delegacia de Polícia Civil.
Contra o autor da tijolada foi feito um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), enquanto que o marido traído e apaixonado foi enquadrado em flagrante delito na Lei Maria da Penha, podendo ser liberado após pagar a fiança arbitrada no valor de dez salários mínimos pelo delegado Marcus Vinicius Camargo. (Dinho Santos)

quarta-feira, 24 de abril de 2013

BALSA DE BURITI SEGUE VIAGEM PELO RIO TOCANTINS RUMO A MARABÁ


Viagem refaz o trajeto feito por comerciantes no início da colonização de Marabá e faz parte da programação de comemoração dos 100 anos do município.





A população de Itaguatins, no Estado do Tocantins, recebeu no final da tarde de sexta-feira, 19, a balsa de buriti, que partiu no dia anterior da cidade  de Estreito, no Maranhão, com destino a Marabá. A viagem refaz o trajeto feito por comerciantes no início da colonização de Marabá e faz parte da programação de comemoração dos 100 anos do município. A recepção calorosa à balsa ocorreu no porto principal da cidade de Itaguatins, com moradores ribeirinhos saudando os viajantes e demonstrando enorme curiosidade em saber detalhes da viagem que refaz o mesmo percurso dos desbravadores do Tocantins, no início do século XX.

Na quinta-feira, 18, o vice-prefeito de Marabá, Luiz Carlos Pies e a presidente da Câmara Municipal de Marabá, Júlia Rosa, foram recepcionados pelo prefeito daquele município,  Cícero Neco Morais,  juntamente com outras autoridades locais. Na oportunidade, o prefeito de Estreito entregou a Luiz Carlos Pies a bandeira daquele município para ser hasteada, na balsa, ao lado das bandeiras de Marabá, Carolina e as demais representações de municípios que serão aportados pela balsa.

Correnteza - Quando a balsa chegou à correnteza São Sebastião, em frente a cidade de Itaguatins, a força das águas do rio assustou os doze integrantes da balsa. Como nas 72 horas anteriores o nível do rio baixou bastante no entorno daquela região, sendo que a correnteza estava mais forte do que supunha a tripulação. Para que a balsa descesse com total segurança, uma pequena lancha conduziu a embarcação de buriti pelo canal mais apropriado. Membros da Casa da Cultura, entre eles algumas mulheres, viveram momentos de intensa emoção passando ao largo de grandes pedras, empurrados fortemente pela força da corredeira. Na tarde do último  sábado, 20, a balsa chegou a cidade de Imperatriz, no Estado do Maranhão. .

Prefeito, vereadores e sindicalistas visitam hospitais de referência de Goiânia


Na última  segunda-feira, 22, prefeito João Salame esteve em Goiânia, acompanhando de a comissão de vereadores e sindicalistas, para verificar como se deu e quais o resultado do processo de terceirização do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO).
Comitiva do prefeito conversou com autoridades, médicos, enfermeiros, usuários e sindicalistas, buscando entender como se deu a melhora no atendimento e o custo dos benefícios conquistados.
Em Goiânia, conforme conta o próprio prefeito em seus perfis das redes sociais, “colhemos importantes informações da gestão hospitalar a partir de Organizações Sociais”.
Blog reproduz as postagens de Salame, agora há pouco no Facebook e Twitter:


“O Hospital de Urgências de Goiânia, que visitamos, sofreu uma impressionante transformação para melhor. Com aumento de leitos e UTIs.
O mais importante, no entanto, é a aprovação da população. Mais de 75% de aprovação em pesquisa feita ppr instituto sério.
Para quem não sabe, o HUGO estava à beira da falência. Os funcionários desestimulados e a população descontente. A mudança foi pra melhor.
Hoje estivemos em Senador Canedo, a convite do prefeito Misael. Lá se pratica a melhor saúde pública de Goiás, com foco na atenção básica.
Fiquei muito impressionado em Sen. Canedo com a organização do almoxarifado, a UPA e o serviço de entrega de medicamentos nos domicílios.
Vamos.mandar técnicos da nossa secretaria de Saúde para Senador Canedo para adaptarmos o que vimos de melhor à nossa realidade.
Um dos projetos que vamos trabalhar para implantar logo é a de entrega de medicamentos em casa para usuários cadastrados.
Devemos visitar ainda Paragominas, Salvador e a baixada Santista, onde existem experiências positivas de saúde pública. Temos que aprender.
Não vamos medir esforços para melhorar a saúde pública em Marabá. Vamos atrás de todas as experiências positivas. Sem preconceitos.
Hoje a tarde eu, os vereadores e secretários visitamos também o Terminal de Passageiros de Anápolis. Ideia que pretendemos levar para Marabá
O Terminal de Integração diminuiu o percurso dos ônibus, facilitou a vida da população e diminuiu custo da passagem. Ideia que vamos abraçar.
Nesse momento participo em Brasília do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável promovido pela Frente Nacional de Prefeitos.
A presidente Dilma Roussef está presente e vai falar daqui a pouco.
A presidente Dilma Roussef está presente e vai falar daqui a pouco. Acabou de falar o presidente da FNP, o prefeito de Vitória João Coser
O plenário está lotado de prefeitos e ministros. Amanhã vou participar de duas mesas como debatedor. Uma honra ter sido escolhido pela FNP.
No Encontro de prefeitos encontrei com o ministro da Saúde Alexandre Padilha. Me abraçou efusivamente e mandou marcar uma audiência pra nós.
Depois dessa peregrinação vamos conversar com o ministro Padilha pra obter apoio para as mudanças que vamos fazer na saúde pública de Marabá.
Amanhã à noite (quarta-feira) já marquei audiência com Olavo Noleto,dos assuntos federativos,o ministro dos prefeitos. Vamos atrás de recursos para Marabá.
Na sexta, com lideranças indígenas, estaremos reunidos com o presidente da Eletronorte para tratar da implantação da hidrelétrica de Marabá.
Com o ex-dep. Paulo Rocha, estarei fazendo gestão no Dnit para liberar recursos para manutenção da Transamazônica no trecho urbano de Marabá”  Blog do BOGEA 

O ex-prefeito teve a prestação de contas de 2000 reprovada pelo TCM e pela Câmara


Durante sessão realizada nesta sexta-feira 19, a Câmara Municipal de Tucumã, reprovou por 7 x 5 as contas de responsabilidade do Ex-Prefeito Celso Lopes Cardoso (PSD), referente ao exercício de 2000. A decisão seguiu recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), considerando que o ex-gestor não aplicou devidamente 7% das receitas arrecadas de impostos e transferências em ações de serviços públicos de saúde.

                                      Celso Lopes teve contas rejeitadas

O Tribunal de Contas, em Sessão Plenária realizada no dia 26 de fevereiro de 2004, por  decisão unânime, recomendou à Câmara Municipal a não aprovação da prestação de contas de Celso Lopes Cardoso, por infringência ao Art. 7º, IV, § 1º, da Emenda Constitucional nº 29/2000.

Savanas, presidiu os trabalhos com transparência
A decisão da Câmara deixa Celso Lopes enquadrado na Lei da Ficha Limpa, isto é inelegível por oito anos, com base na lei complementar 135/2010.

Em sua defesa o ex-prefeito interpôs Recurso de Reconsideração com Efeito Suspensivo, mas foi negado provimento, pois conforme o TCM o “ordenador de despesa” (Celso Lopes) aplicou apenas 4,96% do total das receitas arrecadas quando deveria ter aplicado 7%.


                                   Vitima das perseguisoes politicas de Celso Lopes, Savanas liderou o grupo que rejeitou contas do ex-prefeito 
Sessão
A sessão desta sexta-feira foi presidida pelo vereador Anivaldo Julião de Lima (Savanas-PV), presidente do Legislativo. Em votação nominal, 7 dos 12 vereadores presentes votaram pela reprovação das contras do ex-prefeito. O único vereador com ausência justificada na sessão foi Adelmir Lustosa (PDT). Votaram pela rejeição os vereadores Chicão Ciclone (PP), Gilvã da Caçamba (DEM), Joel da P14 (PR), Tiririca (PT do B), Sindicalista Pelé (PCdoB), Aurino do Globo (PSB) e Savanas (PV)

Polícia Civil prende acusado de estuprar a sobrinha em Tucumã


A Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva de Valdiclei Pereira de Souza, acusado do crime de estupro de vulnerável, em Tucumã, sudeste do Pará. A captura do acusado ocorreu durante a Operação “Tentáculos”. Valdiclei é morador da Vicinal P-07, zona rural do município. O mandado de prisão dele foi decretado em decorrência de inquérito policial instaurado para apurar o crime.


Ele é acusado de, há quatro anos, haver estuprado a própria sobrinha, que na época, tinha 11 anos de idade. Agora com 15 anos, a vítima narrou que vinha sendo ameaçada durante esse tempo para que nada contasse à família.
Na última quinta feira, dia 11, Valdiclei voltou a assediar a vítima afirmando que estava com desejo de mais uma vez manter relações sexuais. Com isso, a garota resolveu denunciá-lo à família, por não suportar mais o sofrimento. O caso foi apresentado à Delegacia da Polícia Civil em Tucumã, onde foi aberta investigação para apurar a denúncia.
A vítima foi encaminhada aos exames periciais necessários para constatação do crime. Com as provas coletadas e a confirmação do estupro, a Justiça decretou a prisão preventiva de Valdiclei, que agora, já está preso para responder pelo crime.

Polícia Civil flagra acusado de tráfico de drogas em Tucumã

A Polícia Civil, por meio da equipe de policiais civis de Tucumã, sudeste do Pará, prendeu em flagrante, ontem, Tiago Oliveira Araújo, de apelido "Tiago Bocão", de 25 anos, que foi flagrado, em sua casa, com cocaína pura. A droga totalizou a quantidade de 330 gramas.


O flagrante ocorreu durante operação comandada pelo delegado José Carlos Rodrigues, e que contou com o escrivão Móia e investigadores Déo e Chicão. Tiago foi preso após várias denúncias anônimas de que ele praticava tráfico de entorpecentes.
Assim, os investigadores montaram campana (vigilância) em frente à residência de Tiago, localizada atrás de um ponto de lavagem de veículos na Avenida do Ouro. Ao perceberem a movimentação de entrada e saída de pessoas naquele imóvel, os policiais fizeram a abordagem na casa e o flagraram com as drogas.
Tudo estava pronto para venda. Imediatamente, o indiciado foi conduzido para a Delegacia de Tucumã para ser lavrado o procedimento por tráfico de entorpecentes. Tiago permanece recolhido à disposição da Jusatiça. Já a droga foi encaminhada para passar por perícia.

Dia do Índio: Prefeitura de Redenção realizou I Amostra Cultural Indígena

Na última sexta-feira, 19 de abril, foi comemorado o Dia do Índio. E comemoração é o que não poderia faltar. Pensando nisso, a Prefeitura de Redenção, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou a I Amostra Cultural Indígena Kayapó, que reuniu índios de várias aldeias da região. O objetivo foi resgatar a cultura indígena Kayapó, que nunca antes na história de Redenção, havia sido prestigiada de tal forma pelo poder público municipal.



Logo pela manhã, mais de 300 índios entre homens, mulheres e crianças saíram às ruas de Redenção, em um lindo desfile inédito na cidade. Por onde passavam, os indígenas eram saudados pela população.

Na praça do Mogno, onde os índios ficaram reunidos durante todo o dia, foi realizada uma feira de produtos artesanais feitos pelos próprios indígenas, que aproveitaram para comercializar os artigos e mostrar um pouco da sua cultura.

Durante a programação teve ainda a tradicional dança indígena, apresentada por homens e mulheres. Até o prefeito Vanderlei Coimbra e a primeira dama Gláucia Darlene entraram na dança. 

Quem assistiu a programação, garante que nunca tinha visto nada igual. Para o próximo ano, o prefeito Vanderlei Coimbra prometeu realizar um evento ainda mais abrangente. “Vamos realizar uma versão municipal dos tradicionais jogos indígenas, para valorizar ainda mais a comunidade indígena local e regional”, declarou. ASCOM 

Cumaru do Norte população lincha até morte estuprador

Weslei da Rocha, de 28 anos, foi linchado na manhã de domingo (21), em via pública em Cumaru do Norte. A população descobriu que ele havia estuprado uma criança de 7 anos de idade. 




Segundo o delegado de Polícia Civil, Marcos Vinícius, a mãe da criança procurava a filha que havia sumida na saída da igreja, após o culto dominical. Ao encontrar a filha, a mãe descobriu que ela havia sido abusada sexualmente.

A população encontrou o acusado e foi logo agredindo com pedra, pedaço de madeira. O homem morreu a caminho do hospital quando era conduzido por policiais.

domingo, 21 de abril de 2013

EM REDENÇÃO Vereadores aprovam projeto para implantação de canil municipal


Foi aprovado na sessão da última segunda-feira (15) o projeto de indicação de autoria do vereador João Lúcio, que solicita o prefeito municipal a implantar o canil municipal e gatil, para abrigar gatos e cães que vivem perambulando pelas ruas de Redenção.
O projeto foi aprovado na sessão das ultima segunda-feira (15), por todos os vereadores presentes na sessão que concordaram com o autor da matéria que na implantação do canil municipal é de grande importância para a segurança e saúde tanto dos animais como para a população.




De acordo com o João Lúcio, muitos animais vivem atualmente soltos perambulando pelas ruas de Redenção e isso é preocupante, pois muitos deles têm causados acidentes no trânsito deixando as vitimas com graves ferimentos.
Outro problema causado pelos animais vadios, esta relacionados às sacolas de lixos colocadas nas lixeiras e que os animais rasgam e espalham o lixo pelas ruas causando desconforto e sujeira nas portas das residências.
Mas, segundo o vereador, o mais agravante são as doenças transmissíveis como a “Calazar” que quando diagnosticada o animal tem que ser sacrificado e já aconteceram vários casos da doença em Redenção.  Segundo João Lúcio com a implantação do canil os animais podem ser adotados por famílias ao invés de estarem perambulando pelas ruas da cidade. (Dinho Santos)

EM CONCEIÇÃO Botos estão sendo mortos a tiros no rio Araguaia


Servidores do IBAMA e agentes do Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar de Conceição do Araguaia, estão tentando identificar o autor ou autores de um crime ambiental que vem sendo praticado contra botos que habitam as águas do rio Araguaia. A polícia consiga identificar os autores da matança.




Segundo informações do comando do Pelotão da Polícia Ambiental, quatro botos foram abatidos a tiros de arma calibre 22 nos últimos dias.
Os corpos dos animais, que estavam boiando nas águas do rio foram recolhidos pelos policiais militares que ficaram espantados com a violência praticada contra um animal dócil e indefeso. Os animais que foram mortos com requintes de crueldades tiveram os olhos retirados pelos matadores.
A matança indiscriminada está sendo investigada pelos policiais do Pelotão, que espera contar com a ajuda de pescadores e moradores ribeiros para identificar e punir o autor ou autores do crime ambiental. (Dinho Santos)


Oito escolas foram assaltadas em 45 dias


Uma nova modalidade de crime vem sendo praticada em Redenção e começa preocupar pais de alunos, professores, diretores e alunos de escolas particulares e municipais. No prazo de 45 dias, oito escolas foram assaltadas em Redenção, de onde levaram aparelhos celulares, notebooks e dinheiro de servidores.
Modo de operação: A característica e o modo operacional é sempre a mesma. O elemento entra na escola como se fosse pai de aluno dizendo que gostaria de obter informações junto à direção. É nesse momento de dedicação e atenção dos funcionários que os elementos se aproveitam para sacar a arma e anunciar o assalto, que resulta na limpeza dos bolsos dos servidores e equipamentos das escolas.
                                         Delegada Gláucia disse que imagens podem ajudar na identificação do elemento


                                        Major Daniel disse que a Polícia Militar vai intensificar o trabalho de ronda as proximidades das escolas 


As escolas Eva Tomé de Souza, Carlos Ribeiro, Creche Vila Maria, Escola Diocesana, Otávio Batista Arantes, Educandário Arte do Saber, Escola São Jorge e Escola Agroténica, localizada às margens da PA-287, que liga Redenção a Conceição do Araguaia, foram assaltadas. A Escola Agroténica recebeu a visita indesejada dos bandidos por duas vezes.
Cobrança: O grande número de assaltos às escolas foi pauta de debate na reunião do Conselho Interativo de Justiça de Redenção (Cisju), que durante uma reunião solicitou ao comando da Polícia Militar e Civil uma ação enérgica que possa inibir a ação dos bandidos que atacam em diversos bairros da cidade.  Na reunião de rotina do Cisju, que acontece todas as noites de quarta-feira, os representantes da sociedade de Redenção, solicitaram que os órgãos de segurança tracem planos eficazes para solucionar o problema da insegurança que ronda as     escolas de Redenção. 
Ação: A reportagem procurou o comando da Polícia Militar de Redenção para saber quais medidas estão sendo providenciadas para tentar prender ou inibir a ação dos bandidos. Para a reportagem o Major Daniel, do 7º BPM, disse que a Polícia Militar estará disponibilizando uma dupla de policiais de motocicletas para circular nos arredores de todas as escolas públicas de Redenção durante o período em que as aulas estiverem acontecendo. Com a medida de segurança, Daniel acredita que os assaltos tendem a diminuir e até mesmo deixar de acontecer.  
Investigação: A delegada de Polícia Civil, Gláucia Cristo, acredita que a prática de assalto contra as escolas é uma nova forma de crime encontrada pelos bandidos, devido à fragilidade da segurança das escolas e também devido o trabalho de combate ao crime que vem sendo realizado na cidade pela Polícia Militar e Civil. De acordo com a delegada Gláucia, o trabalho repressivo tem forçado os bandidos a mudarem de tática e forma de operar no mundo da criminalidade.
A delegada disse ainda que as investigações estão sendo realizadas para identificar e prender os bandidos que estão causando preocupação na rede escolar. “Nós já estamos fazendo o trabalho de levantamento para identificar um dos assaltantes que aparece na filmagem feita pelo circuito de TV de uma escola que foi assaltada e acredito que dentro de pouco tempo os elementos serão colocados atrás das grades”, disse Gláucia. (Dinho Santos)