sábado, 30 de março de 2013

Check-Up


Check-Up

Homenagem

O vereador Marcelo da APAE teve o seu primeiro projeto de lei aprovado de forma unânime por todos os vereadores. O projeto do vereador instituiu o dia 21 março como o Dia Municipal dos Portadores se Síndrome de Down do município. A homenagem agradou a todos aqueles que trabalham na APAE de Redenção.   

Moção

Mesmo enfrentando comentários contrários de alguns vereadores até mesmo da base aliada, o vereador Alex Santiago (PRP), conseguiu emplacar uma Moção de Aplauso para a Secretária de Saúde de Redenção, Simarlene Dueti. Alex teceu elogios à gestora e disse que a rede municipal de saúde já efetuou mais de 600 cirurgias eletivas em pouco tempo de governo.

Reforçou

Mais uma vez o vereador Joás Possidônio (PMDB), demonstrou ser hábil no uso das palavras e também do raciocínio rápido. Ao perceber que a maioria dos vereadores votaria de forma contraria a Moção de Alex Santiago, o vereador subiu na tribuna e disse que o voto favorável à indicação de Alex, soaria como um recado a Simarlene, dizendo que o parlamento municipal estava dando um voto de confiança para a secretária.

Favorável     

O discurso de Possidônio funcionou como um balde de água fria no grande calor que a moção de Alex provocou ao fazer a indicação. Até mesmo os vereadores que disseram que iriam votar contra a matéria mudou de ideia e votou favorável, enquanto que outros se ausentaram do plenário para não voltar atrás da decisão.

Flexa x Fraxe

O diretor nacional do DENIT, Jorge Fraxe, foi sabatinado pelo senador paraense Flexa Ribeiro durante uma audiência pública da Comissão de Serviços de Infraestrura no Senado. O senador fez vários questionamentos quanto a obras no Estado, especialmente em relação às rodovias federais BR163, BR-155, BR-316 e BR-230, além do derrocamento do Pedral do Lourenço, fundamental para a viabilização da Hidrovia do Tocantins.

Diretor

O professor Edvan Rodrigues é o mais novo diretor municipal da Adepará do município de Cumaru do Norte. A nomeação do professor é mais uma indicação do ex-prefeito Mário Moreira, atual diretor estadual do órgão fiscalizador do Estado. Para ocupar a nova função, Edvan licenciou-se do cargo de professor em Redenção.

Voltou atrás

O repórter Aroldo Araújo do programa Balanço Geral, da TV Record de Redenção, pelo que tudo indica voltou atrás da decisão de sair das fileiras do PDT partido do deputado federal Giovanni Queiroz. Aroldo havia comentado logo após o término das eleições municipais de 2102, que iria pedir a sua desfiliação por estar insatisfeito com a direção do partido em Redenção.

Candidato

Durante uma sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Redenção o repórter foi apontado pelo vereador Diones Dantas, como um pré-candidato estadual do PTD para eleições do próximo ano. Além de fazer a apresentação de Aroldo, o vereador Dantas disse que poderá apoiar o companheiro caso a candidatura aconteça.

Queijo suíço

Moradores que residem nas ruas Santarém, Dionísia Moreira e várias outras, localizadas no setor Novo Horizonte, estão inconformados com a situação de alguns trechos das vias públicas que se tornaram intrafegáveis. Devido os vários buracos existentes os moradores estão pensando em adotar um novo nome para a via. Alguém sugeriu que fosse chamado de “Queijo Suíço” devido tanto buraco.

Mudança

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade relatório do projeto de Decreto Legislativo, de autoria do deputado Fernando Coimbra (PSD), que propõe a realização de plebiscito no município de Curionópolis para ouvir a população local sobre a troca do nome da cidade para ser denominada Serra Leste. A partir da aprovação da matéria, caberá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) providenciar a realização da consulta popular dento de um prazo de 180 dias.

 

sexta-feira, 29 de março de 2013

Mandante do assassinato de gerente da NB Automoveís é preso em Santana do Araguaia



Mandante do assassinato de gerente da NB Automoveís é preso em Santana do Araguaia

A Polícia Civil de Redenção de Redenção consegui elucidar o crime de assassinato de Lourival Fernandes Ribeiro, gerente da filial da NB Automóveis localizada na cidade de Santana do Araguaia.



O gerente que residia na cidade de Redenção foi morto a tiros na noite do dia 13 de novembro de 2012, enquanto saiu de uma lanchonete localizada no centro comercial de Santana do Araguaia.
As investigações feitas pela delegada Gláucia Cristo, levou a identificação do mandante do crime que está sendo considerado pela delegada, como crime passional.
Gleibson Maiaron Carvalho, de 23 anos, foi preso na noite da última quarta-feira (27) pela equipe do delegado Carlos Eduardo Vieira, na cidade de Santana do Araguaia, enquanto estava de forma tranquila dentro da casa dele.
Gleibosn, é acusado pela polícia de ter sido o mandante do crime, ter contratado o pistoleiro, comprado a arma e pilotado a motocicleta usada no dia do crime.
A prisão foi decorrente do resultado da solicitação da Prisão Preventiva solicitada junto a justiça da Comarca de Santana do Araguaia , que culminou com a prisão do acusado.
De acordo com o delgado Carlos Eduardo Vieira , Gleibson, pagou a quantia de R$ 2 mil para que o pistoleiro, cuja a identidade a polícia mantém em sigilo para não atrapalhar a prisão do matador. De acordo com o delegado Carlos Eduardo, o pivô do crime a mulher de nome Fernanda, que mesmo vivendo de forma conturbada com Gleibson Carvalho, tinha um caso amoroso com a vítima. Segundo o delegado Carlos Eduardo, a namorada Fernanda, havia rompido o relacionamento conturbado com Gleibson, que mesmo assim nutria uma paixão doentia pela companheira e ao perceber que estava perdendo-a para o gerente resolveu eliminar o concorrente contratando um pistoleiro para mata-lo. O trabalho de investigação da delegada Gláucia Cristo, foi de suma importância para a elucidação do crime.    

Cantor Mike do Mosqueiro morre atropelado


Morreu na madrugada desta sexta-feira (29), no distrito de Mosqueiro, em Belém, o cantor Mike do Mosqueiro, que ficou conhecido nacionalmente pela irreverência ao cantar ritmos do Pará. A informação foi confirmada pela Polícia Militar.



De acordo com o sargento Valmir, por volta de meia noite, Mike teria se jogado em baixo de um carro na avenida 16 de Novembro. "Testemunhas disseram que ele estava sob efeito do álcool e se jogou em frente da Kombi que estava em alta velocidade", afirmou.

O motorista do veículo teria fugido do local sem prestar socorro ao cantor. Na rede social Facebook, o grupo de humoristas do programa Paranoia, da RBATV, lamentou o ocorrido e lembrou a trajetória do cantor. "Mike era morador de rua e ficou conhecido quando fez uma versão que virou hit na internet de uma música da cantora Viviane Batidão. Mike participou de diversos programas nacionais incluindo Domingão do Faustão e programa do Ratinho no qual chegou até a ganhar premiações em dinheiro", contam os humoristas.
Juntamente com a fama, a trajetória do artista também foi marcada por altos e baixos. Em pouco tempo de exposição midiática Mike foi ainda lembrado por dificuldades financeiras, envolvimentos com álcool e drogas e até mesmo por ameaças de morte aos vizinhos.
Ainda não há informações sobre local do velório e nem horário do sepultamento de Mike do Mosqueiro.
(Kleberson Santos/ DOL)

quinta-feira, 28 de março de 2013

VEREADOR LÁZARO MARINHO COBRA AGILIDADE NO PROCESSO DE LEGALIZAÇÃO DOS LOTES


O vereador Lázaro  Marinho (PTB) na sua recente viagem a Belém  esteve visitando a  Companhia de Habitação Popular COHAB, no setor responsável pela regularização e titulação dos lotes dos setores Serrinha, Bela Vista e São José, localizados no município de Redenção.



Na oportunidade o vereador conversou com a diretora do departamento de regularização fundiária da companhia, Paloma Fadul, solicitando celeridade no acordo já existente entre a prefeitura de Redenção e COHAB, fechado na gestão passado e que tem  até do dia 31 de dezembro do corrente ano para executar o projeto, que trata da regularização e entrega da documentação dos títulos definitivos a todas moradores que estão instalados nos referidos setores e que não possuem o titulação dos imóveis. O processo que iniciou em novembro de 2011 até o presente não foi concluído, fato que tem incomodado o vereador e os moradores dos setores.   

                                   Vereador Lázaro Marinho , deputado Faustino e vereador Marconi da Identidade em visita ao gabinete do deputado estadual. 

Segundo Lázaro Marinho, o sonho dos moradores desses setores é terem a titulação de seus imóveis, trazendo desta forma tranquilidade a todos os moradores.
  Paloma Fadul, disse que vai estar encaminhando uma equipe da COHAB para uma conversa com o prefeito Vanderlei Coimbra e informa-lo sobre o processo.   
Para reforçar o pedido de aceleração ao processo, Lázaro Marinho, foi até a Assembleia Legislativa do Estado-ALEPA , onde conversou com o deputado estadual  Eliel Faustino, solicitando que o mesmo, desse uma atenção especial para os processos de legalização que estão pendente naquele órgão e que dizem respeito aos setores de Redenção.
 O vereador Lázaro Marinho esteve acompanhado do vereador Marconi Bernardes, durante a visita ao gabinete do deputado.  
O deputado Faustinho, disse que estará atendendo o pedido do vereador e fara uma visita pessoalmente a Cohab onde  solicitará uma atenção especial e rápida para a solução do problema que se arrasta há muitos anos. ‘’Pode contar com o meu apoio, pois sou um deputado de todo o Estado do Pará, e essa demanda da população de Redenção, estarei atendendo e logo em breve irei ao município para apresentar a resposta dessa sua solicitação’’ disse o deputado ao vereador Lázaro Marinho. Lázaro Marinho, disse que estar acompanhando de perto o processo que representa o sonho dos moradores .             
Um projeto de Lei do deputado Fernando Coimbra (PSD) que havia sido encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Pará, foi  aprovado de forma  unanima pelos deputados da comissão. O referido projeto propõe a realização de plebiscito no município de Curionópolis, localziado no sul do Pará,   para ouvir a população residente naquele município sobre a troca do nome do município. A proposta é que o nome Curionopolis seja mudado para Serra Leste. 




O projeto deve entrar na pauta do plenário para votação definitiva nas proximas sessões da ALEPA. A partir da aprovação da matéria, caberá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) providenciar a realização da consulta popular dento de um prazo de 180 dias.

Curionópolis é um município localizado no sudeste do Estado o Pará, formado a partir da exploração do ouro de Serra Pelada na década de 1970. 
O nome do local se refere ao major reformado do Exército Sebastião Curió, militar que atuou na repressão do governo militar aos críticos do regime. Ele é acusado pelos militantes dos direitos humanos de tortura e pela morte de guerrilheiros que atuaram na região do Araguaia.

Porém, o autor do projeto afirma que a mudança proposta para mudar o nome do município tem o condão apenas de ligar a nomenclatura da cidade ao principal relevo geográfico da região, que é a Serra Leste, um complexo mineral que abriga uma das maiores jazidas de ferro do mundo.

Fernando Coimbra explica que a realização do plebiscito é uma forma democrática de ouvir o anseio da população, pois várias lideranças políticas e entidades locais já deram demonstração de que desejam que Curionópolis passe a se chamar Serra Leste. “Este nome cria projeção regional, nacional e internacional, ajuda a alavancar o turismo na região, por isso acho que devemos consultar a população e fazer a troca se ela assim desejar, defende o nobre deputado.

Deca prende elementos armados na região da Cristalino


Uma operação da Delegacia de Conflito Agrário (DECA) em parceria com a Superintendência de Polícia Civil do Araguaia Paraense na região da Cristalino, realizada no município de Santana do Araguaia, resultou na prisão de quatro homens, armas e farta munição que estavam sendo usadas dentro da área do assentamento.



                                                       Bunda de  Maçã foi preso na Cristalino
                                               Gordo preso pela equipe da Deca
                                           Júlio Cesar foi preso na operação
                                                         Pinto, apontado como lider do grupo
Foram presos os elementos Agnaldo Pereira de Azevedo, Júlio César, Emivaldo Raimundo Cardoso, vulgo “Gordo” e João Paulo Pinto, vulgo “Pinto’”. Em poder dos elementos a polícia quatro revólveres 38, 02 espingardas cano serrados, farta munição de grosso calibre, cinturões de carregar armas e 04 rádios de comunicação que eram utilizados para informar a chegada da polícia dentro da área do assentamento.   


A operação que teve a frente os delegados Marcelo Delgado, da Deca de Redenção, e Carlos Eduardo Vieira, que responde interinamente pela Superintendência do Araguaia Paraense em Redenção, ocorreu depois de várias denúncias que chegaram até o conhecimento do delegado Marcelo Delgado, informando que dentro da região da Cristalino existiam homens fortemente armados e que estavam intimidando as pessoas.
 

De posse das informações coletadas pela polícia, o delegado Marcelo Delgado, solicitou a justiça um mandado de busca e apreensão nos barracos e propriedades dentro da área do assentamento, a solicitação foi atendida pela justiça de Redenção, no final da última semana.

De posse dos mandatos, os delegados e outros investigadores realizaram uma verdadeira varredura na área da Cristalino, onde havia as denúncias que resultou na prisão dos elementos. (Dinho Santos)

 

DETRAN APERTA CERCO CONTRA VEÍCULOS IRREGULARES


Depois de várias multas aplicadas contra motociclistas o DETRAN está de olho nos motoristas de veículos de grande, médio e pequeno porte. 
 

Depois de ter apertado o cerco contra os condutores de motocicletas que trafegavam de forma irregular pela cidade de Redenção, os agentes do Departamento de Trânsito (DETRAN), estão de olho nos motoristas de veículos de grande porte e carros de passeios que circulam pelas vias públicas. Contando com o apoio da Polícia Militar, os agentes estão fazendo blitz relâmpagos na cidade e tirando de circulação veículos que trafegando de forma irregular.

Durante uma operação realizada na Avenida Santa Tereza com a Avenida Araguaia, os agentes multaram e apreenderam um veiculo da marca Saveiro pertencente a uma empresa do ramo de produtos agropecuários que estava circulando sem placa.

O dono da empresa ainda tentou argumentar com um dos agentes que estava participando da operação, mas, não teve sucesso, o veículo foi guinchado e levado para o pátio do DETRAN, de onde sairá mediante a quitação do pagamento do emplacamento.

Segundo o agente Everaldo Cunha, o DETRAN está cumprindo determinação do Ministério Público Estadual, que cobrou do órgão fiscalização rigoroso no trânsito de Redenção, que até pouco tempo estava no topo da relação das cidades do interior do Estado que mais ocorriam acidentes de trânsito. (Dinho Santo)

 

Passeio ecológico alerta para a preservação do rio Araguaia



Santa Maria das Barreiras recebeu na manhã da última quinta-feira (21), a ilustre visita dos integrantes da Organização Não Governamental Amigos do Araguaia, durante a realização do 13º Passeio Ecológico da ONG que teve inicio na cidade de Caseara e terminou em Pau D’Arco, ambas no Estado do Tocantins.



Este ano Santa Maria das Barreiras foi incluída no percurso de mais de 350 km que é feito por embarcações de pequeno e médio porte no rio Araguaia.


Cerca de 130 pessoas participaram do passeio ecológico que tem como principal objetivo alertar a população ribeirinha para a preservação e os cuidados que deve ter com o meio ambiente.  Mais de 40 embarcações participaram do evento que reúne advogados, médicos, professores, empresários, servidores públicos, profissionais liberais, engenheiros entre outros.



De acordo com o presidente da entidade,            José Carlos, todos os integrantes da ONG são voluntários que arcam com suas próprias despesas e custos do trajeto que este ano teve a duração de 05 dias.   



Na parada feita em Santa Maria das Barreiras, o biólogo Lamarque Rodrigues Pimentel, da Naturatins, realizou uma palestra às margens do rio Araguaia sobre a importância da conservação e limpeza do rio Araguaia, que teve a participação de várias autoridades do município, estudantes das escolas públicas e estaduais, crianças e população do município.
 
 

O diretor de comunicação da ONG, Eduardo Paraíba, destacou a importância da inclusão de Santa Maria das Barreiras na rota do passeio ecológico. “O apoio do prefeito Mussum foi fundamental nesse projeto de conscientização e preservação do meio ambiente, por isso estamos aqui para agradecer a ele e a população pela participação no projeto”, comemorou Paraíba.

Após a festa de comemoração da chegada dos viajantes foi servido um almoço para todos os participantes da comitiva.    

Durante o passeio os voluntários e amigos da natureza plantaram árvores, recolheram lixo e realizaram palestras de cunho educativo para moradores ribeirinhos. (Dinho Santos)

 

quarta-feira, 27 de março de 2013

Equipe bicolor da Polícia Civil de Redenção comemora vitória no RE X PA




A equipe de investigadores e servidores da Delegacia de Polícia Civil de Redenção comemoraram de forma intensiva a última vitória do Papão da Curuzu em cima do arqui rival Clube do Remo. A euforia foi tamanha que até o investigador Pessoa que se diz remista doente entrou na onda e posou para a foto do Blog do Dinho Santos

Restaurantes “Costas pra Rua” crescem em Redenção




Às vezes os baixos salários e falta de emprego força muitas pessoas a entrarem no mercado informal vendendo produtos diversificados onde o objetivo é conseguir o sustento da família. Existem aqueles seguimentos que dão certo e aqueles que não têm muita aceitação e os trabalhadores acabam desistindo de vender o produto e procuram outras alternativas para conseguir a sobrevivência.



Em Redenção a hábito de almoçar nos chamados restaurantes “costas pra rua” tornou-se uma cultura de muitos e o sucesso destes restaurantes localizados em pontos estratégicos da cidade tem dado certo. Ao longo dos anos essa atividade vem garantindo o sustento de inúmeras famílias em Redenção.
É nas pequenas e improvisadas bancas que a clientela encontra alimentação com preços populares e sabor que agrada o apetite. Umas das mais tradicionais bancas de alimentação estão localizadas no cruzamento das Avenidas Araguaia e Santa Tereza. Lá são servidas as conhecidas e tradicionais buchadas, paneladas, costelas com mandioca, galinha caipira, tudo pelo preço de sete reais.
Em média mais de 50 refeições são servidas diariamente na banca, a proprietária  esconde o valor do faturamento mensal, mas diz que a renda da para manter o sustento da família.
A clientela de dona Cleusa e diversificada, ali se alimenta desde o mais rico empresário ao simples agricultor que vem da área rural e busca uma alimentação barata, e com aquele sabor caseiro agradável ao paladar. Os “costas pra rua” são inúmeros em Redenção contribuindo desta forma para a geração de renda de muitas famílias. (Dinho Santos)

Muita comoção no sepultamento do ex-prefeito Odacir


 

Muita comoção no sepultamento do ex-prefeito Odacir

Uma verdadeira multidão compareceu ao Ginásio de esportes municipal  para  prestar as últimas homenagens ao ex-prefeito Odacir Dal Santo, que morreu vítima de infarto fulminante na última segunda-feira (25), o cortejo saiu do ginásio onde o corpo fora velado e seguiu a pé até ao cemitério São Geraldo localizado as margens da Rodovia PA 287 dentro do perímetro urbano de Redenção.
 
 



 

Trajeto a pé:  Varias personalidades politicas da região caminharam juntamente com os familiares e amigos do ex-prefeito até a chegada do corpo ao cemitério onde o corpo do ex-prefeito foi sepultado ao lado da sepultura do pai Geraldo Dal Santo que faleceu a cerca de 25 anos, também de infarto fulminante. Os prefeitos de Bannach Valber Milhomen e Vanderlei Coimbra, participaram do sepultamento.    

Redenção Prefeitura notifica donos de lotes sujos



Redenção Secretaria de Obras limpa lotes e despesa é incluída no IPTU
 “Mais de 100 donos de terrenos sujos já foram notificados. Após a notificação, o lote dever ser limpo em 48 horas. Do contrário, a prefeitura limpa o terreno e a despesa é acrescentada no IPTU”

Com o objetivo de melhorar o visual da cidade, dar mais segurança a população e combater a proliferação do mosquito da dengue, a Prefeitura Municipal de Redenção através da Secretaria de Obras está notificando os donos de terrenos baldios e dando o prazo para que limpem seus lotes. O descumprimento vai gerar ônus para os proprietários.
 
 
 
A Prefeitura de Redenção, através da Secretaria Municipal de Obras, está notificando proprietários de terrenos baldios para que façam a limpeza da propriedade, com objetivo de acabar com os lotes sujos no perímetro urbano. A partir da notificação, o dono do terreno terá 48 horas para fazer a limpeza da propriedade. Caso contrário, a Secretaria Municipal de Obras fará o trabalho e toda a despesa com máquinas e homens referente à limpeza do terreno baldio será acrescida no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Se o dono do lote não pagar o imposto, inclusive com o valor cobrado pela limpeza, seu nome entrará para a dívida ativa do município e no caso de venda do terreno, na transferência de documento, o débito terá que ser quitado.

Segundo o Secretário Municipal de Obras de Redenção, Clainor Scalabrin, mais de 100 donos de lotes sujos já foram notificados e a prefeitura já fez a limpeza de alguns terrenos. “Para se ter uma ideia, em apenas um terreno que a prefeitura limpou no centro da cidade foram gastos mais de R$ 4 mil de combustível e mão de obra. Isso porque, há anos o terreno não passava por limpeza e acumulava toneladas de lixo e entulho”, afirma Scalabrin.
                               O dono deste lote foi penalizado com um valor de quase quatro mil reais

Ainda segundo o Secretário, nos dias 4 e 5 de abril, a Secretaria Municipal de Obras estará promovendo um mutirão, com o maquinário da prefeitura auxiliando os moradores que queiram limpar seus terrenos. O dono do lote faz a limpeza, e a prefeitura estará recolhendo todo o entulho. O mutirão se estenderá por todos os setores e será anunciado na mídia local, hora e bairro, onde as máquinas estarão para auxiliar na limpeza.



De acordo com Scalabrin, após o mutirão, o morador que jogar galhada e entulho na rua será autuado e pagará multa que será estipulada pela Prefeitura de Redenção. “Esperamos a compreensão de todos para que a cidade fique limpa”, finaliza Scalabrin.

 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Empresário é preso pelo crime de receptação pela Polícia Federal


Uma investigação sigilosa da Polícia Federal de Redenção resultou na apreensão de 04 televisores LED de 46 polegadas, 03 centrais de ar e 06 computadores notebooks em Redenção. A mercadoria tinha como destinatário uma mulher das iniciais M.C que reside em Redenção.



A compra que fora feita em nomes de laranjas foi efetuada através de boleto bancário, cujas essas pessoas possuem ligação com o empresário Ismael Batista da Silva, conhecido no meio da sociedade de Redenção, como Júnior Batista.
De acordo com a PF houve fraude na conta bancária de um cliente de uma agência bancária em Natal (RN). No total foram mais de R$ 19 mil em mercadorias que seriam entregues no endereço de M.C que segundo a polícia é namorada do empresário.
Na última quarta-feira (13), agentes federais interceptaram um caminhão pertencente a uma transportadora que faria a entrega das mercadorias no endereço da namorada de Júnior Batista. Depois da interceptação do veiculo, o empresário foi preso e levado para a delegacia da PF de Redenção, onde foi autuado pelo crime de receptação. Por ser um crime afiançável o acusado pagou fiança e foi liberado. 
Segunda vez: Esta é segunda vez que Júnior Batista é preso pela Polícia Federal. Em julho de 2012, ele foi preso pela acusação de tráfico e posse ilegal de armas juntamente com uma funcionária. Dentro da loja do empresário, que na época possuía uma loja aparelhos celulares, os agentes federais encontraram 14 comprimidos da droga conhecida como Ecstasy e um revólver calibre 38. Batista passou alguns dias presos no presídio de Redenção e logo depois conseguiu um alvará de soltura. (Dinho Santos)

O ex-prefeito de Santa Maria das Barreiras Odacir Dal Santo morreu nesta segunda-feira




O sul do Pará perdeu um dos maiores homens públicos da politica sul paraense. Morreu na manhã desta segunda-feira-25, vítima de um infarto fulminante,  o ex-prefeito de Santa Maria das Barreiras, Odacir Dal Santo.
A morte do ex-prefeito ocorreu na cidade de Conceição do Araguaia , no momento que ele e o atual prefeito de Santa Maria das Barreiras, Mussum iriam participar de uma audiência referente a última campanha de 2012 que elegeu Mussum.
O corpo de Darcir, como era popularmente conhecido está sendo esperado em Redenção.      

terça-feira, 19 de março de 2013

Rio Maria: Jovem de 14 anos tira a própria vida ao se enforcar em bairro da cidade.


 suicídio teria ocorrido no decorrer da noite dessa segunda-feira (18) por volta das 22h.

Uma adolescente de 14 anos tirou a própria vida ao se enforcar com uma corda amarrada em uma cama na residência que estava morando no bairro Remor, em Rio Maria.

O suicídio teria ocorrido no decorrer da noite dessa segunda-feira (18) por volta das 22h, e segundo informações de parentes a adolescente estava aparentemente normal e ouvia música tranqüilamente e sem que ninguém percebesse a jovem pegou uma corda e se enforcou.

Denise Silva Lima, 14 anos, estudava na Escola Marizete Figueiredo de Castro. De acordo com as colegas de sala ela havia comentado que pretendia cometer o próprio suicídio. A mãe de Denise disse que entrou na casa já encontrou a filha morta.

Transtornada a mãe disse não entender a causa que teria levado a jovem a tentar contra a própria vida. (Fonte: carajasesportivo.blogspot.com

Números da dengue são divulgados, Rio Maria aparece em 8º lugar


Até o momento, dos casos suspeitos e notificados da doença, 1.358 foram confirmados, com a seguinte classificação: 1.346 de dengue clássica, cinco de dengue com complicação, três de febre hemorrágica e quatro de síndrome do choque.

Os números foram divulgados na segunda-feira, (18) pela Coordenação do Programa Estadual de Controle de Dengue sobre o quinto informe epidemiológico sobre a situação da dengue no Pará.

De acordo com a secretaria, os municípios com maior número de notificações são Santarém (568), Belém (472), Parauapebas (348), Rurópolis (297), Itaituba (164), Marabá (162), Oriximiná (135), Rio Maria (131), Portel (124), Conceição do Araguaia (104), Santa Maria das Barreiras (101), Altamira (100) e Ananindeua (98).

Já os municípios de Santarém (207), Parauapebas (181), Oriximiná (112), Rio Maria (128) e Belém (94), lideram em números de casos confirmados. (Fonte Diário do Pará)

Marabá deixa de integra o grupo de municípios pertencente a AMAT

O prefeito João Salame decidiu retirar o município de Marabá da Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins (Amat). A notícia surge após a recente eleição que escolheu o Prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira, como Presidente da instituição.

De acordo com o Prefeito de Marabá, “tem gente que acha que eu estou retirando Marabá da Amat pelo fato de ter perdido a eleição para a presidência da entidade no final do mês passado, na realidade não é isso, eu sou um homem democrata, acostumado a vencer e a perder”.

Salame explica que o rompimento está relacionado com a falta de representatividade das reivindicações políticas da região, principalmente ao que se refere à criação do Estado do Carajás.

“O que vem ocorrendo nos últimos anos é que a Amat, do ponto de vista técnico não ajuda em praticamente nada ao município de Marabá e do ponto de vista político, deixou de lutar por essas grandes causas. Minha candidatura foi uma tentativa de fazer com que a Amat voltasse a ter alguma importância, não que eu seja essa pessoa com esse poder todo, mas junto com o grupo de prefeitos a gente pudesse fazer isso”, disse Salame. (Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Zeca

Francisco Coutinho desmente declarações de Daniel Manuel feita a imprensa


A matéria  publicada pelo NOSSO JORNAL na semana passada que abordou a questão da ameaça de morte do produtor rural Daniel Manuel da Silva, teve uma grande repercussão na área do assentamento Cristalino e região. 

Durante uma reunião da Fetraf em Redenção, Daniel, falou para o público presente que estava sendo ameaçado de morte e que havia grupos fortemente armados dentro da área aterrorizando os moradores. 

Para o repórter Dinho Santos, Daniel, disse que era presidente de Associação do P.A Lua Clara e que estava ameaçado de morte.

          Francisco Coutinho desmentiu Daniel apresentando documento como presidente 

 Ao tomar conhecimento da informação o produtor rural Francisco Coutinho, procurou a reportagem para informar que o Daniel Manuel, não é o presidente da Associação do P. A  Lua Clara e que as denuncias dele são infundadas e que não passam de leviandade de Daniel que tem questões pessoais com algumas pessoas que residem dentro da área da Cristalino. ' 



Com um documento na mão Francisco Coutinho, mostrou que ele é o presidente da Associação do P . A   de fato e de direito e que Daniel é que quer praticar invasão dentro das área de reservas existentes no P. A localizado na Cristalino. ''Não existe nada de pistoleiros nem armamento pesado, nós somos um povo de bem e ordeiro, o Daniel é que quer se promover usando o nome da nossa associação'' , disse Coutinho para o reportagem.  

Coutinho, mostrou também uma copia do cadastro de beneficiário do INCRA que  apresenta Daniel como possuidor de um lote de terra em uma outra região.   

                   Declarações de  Daniel feita durante encontro foram desmentidas por Coutinho    

Diante das declarações e documentação apresentada por Francisco Coutinho, a reportagem  gostaria de informar que as denuncias de Daniel foram feitas diante de centenas de pessoas na reunião da FETRAF e que foi o próprio Daniel que informou que era presidente de uma Associação e que sua luta era para defender os interesses das famílias do P . A Lua Clara .    



segunda-feira, 18 de março de 2013

Xinguara/ Obra da Escola Tecnológica está paralisada


A população de Xinguara espera uma ação imediata das autoridades contra a paralisação dos Serviços de Construção da escola Tecnológica, que está sendo construída as margens da BR 155 saída pra Rio Maria, pela SETEC – Construtora e Incorporadora Ltda. EPP, encarregada da construção do prédio.


A obra está paralisada desde o mês de janeiro deste ano, só que os problemas vão, além disso, 39 funcionários não recebem seus salários desde o mês de dezembro, e sem perspectivava de quando irão receber.

Audiência Pública
Pensando disso, o vereador Claudio Marques do PT, está mobilizando lideranças politicas e autoridades para uma audiência pública que provavelmente acontecerá no mês de abril, para que os responsáveis pela construção do prédio deem explicações sobre a paralização dos serviços. (Luiz Pereira)

UFPA DIVULGA LISTA DOS CLASSIFICADOS EM REDENÇÃO E TUCUMÃ


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2013-7 (ED. A DISTÂNCIA)

LISTA DE CLASSIFICADOS - CIDADE: REDENÇÃO
CURSO: LETRAS LINGUA PORTUGUESA (LICENCIATURA)
ADEILTON GALDINO DA SILVA
ADRIANA DINIZ DUDA
ADRIANO PEREIRA DA SILVA
ALANNA HAYSSA REIS DA SILVA
ANA CELIA SILVA MARTINS NASCIMENTO
ANA ROSA TEXEIRA LIRA
ANA SILVIA DOS SANTOS PEREIRA
ANDREA SANTOS CAJUEIRO
ANNE EMANUELLE DE OLIVEIRA SILVA
ANTONIA DE LOURDES OLIVEIRA LOBO
ANTONIA PEREIRA DE BRITO
CARLOS DE SENA CASTELO BRANCO
CHRISTINA KASSIA DA CUNHA AZEVEDO
CRISTIANE MONTEIRO BORCEM
CRISTINA MARTINS DE BRITO
EDNA ALVES FERNANDES
ELIENE GONCALVES GOMES
EWERTON GABINO DE OLIVEIRA
FLAVIANA CARDOSO MARTINS
FRANCINETE PEREIRA DA SILVA
GABRIELA CARDOSO ZANINA QUEIROZ
GISLANE DE CAMARGO SANTOS
GLESIA LOPES DE AGUIAR MUNIZ SOUZA
IDA CARLA GOMES DA COSTA
IVAN FRANCA NUNES
IVANEIDE DO NASCIMENTO
JANAINA SAMPAIO DA CRUZ
JANETH LEITE NOLETO
JOSE LOPES DE SOUSA
JOSE RIBAMAR TORRES FERNANADES NETO
JULIANA FATIMA DE JESUS PIMENTEL
KATYANE DE SOUZA FREITAS
MARIA APARECIDA BARBOSA MOREIRA
MARIA ELSA VEIGA PINTO
MARIA GESSICA RODRIGUES FERREIRA DAMASIO
MILZA DE JESUS DA SOLIDADE
NAIANE VIEIRA DE ARAUJO
NAICON TEIXEIRA DOS SANTOS
NATALIA CRISTIANE PEREIRA DA CRUZ
NEILTON DA SILVA LIMA
POLIANA RODRIGUES DA SILVA
RAI DE OLIVEIRA DIAS
SAMIRES OLIVEIRA DE ABREU
SONIA RODRIGUES SABINO
STEFANNY LOPES BARBOSA
SUSI ROCHA BORGES
SUZANE TUYANE LIRA BARROS DA SILVA
SUZYANNI BRAULINA PIMENTEL DE ALMEIDA
THAENY DIAS MARQUES
WANEUZA APARECIDA MOREIRA PINHEIRO

CIDADE: TUCUMA CURSO : ADMINISTRACAO PUBLICA (BACHARELADO)
ADRIANA MAGALHAES
ANNA CAROLLINE B SILVA DE SOUZA
ANNY PRISCYLLA SILVA DE CARVALHO
CELINA CELMA BORGES
CLAUDIA MARIA PEREIRA BARROS
EDSON DEODATO DA SILVA
ELIENE PEREIRA DE ALMEIDA
ELISETE NEVES DA SILVA
EVALDO SOUZA DE CARVALHO
FLAVIA GRACYELE DOS SANTOS DIAS
FRANCINALDO DE SOUSA
GEZEIR FARIAS DA SILVA
GLAUCIANE RAMOS DE SOUZA
GLORIA HELENA BORGES
HELLON ANDRADE DA SILVA
IRIS GLESIS AGUIAR OLIVEIRA
JAMILE SILVA MONTENEGRO
JANO BERNARDES CASTRO MENDES
JECONIAS DE SOUZA LEITE
JHONE ANDREY DE OLIVEIRA SILVA
JOAO HENRIQUE RIBEIRO PRIMO
JOSE MARIA CHAVES FERREIRA JUNIOR
JUNIOR NASCIMENTO DA SILVA
JUNISO HONORATO E SILVA
LEANDRO ALVES DE OLIVEIRA
LEANDRO CHAVES DOS SANTOS
LUCIANE DOS SANTOS TEIXEIRA
MARCELO PEREIRA DOS REIS
MARCOS ROBERTO PAES LANDIM
MARILZA MARIA BORGES
MARIRLEY MODESTO DE SOUZA
MARISETE DE OLIVEIRA
MAURICIO CARLOS DA SILVA
POLIANA DE OLIVEIRA SILVA
RAFAELA CARVALHO MACHADO
RAIMUNDO NONATO DE MORAIS SILVA
REJANE MULLER
ROSANA FARIAS SANTANA DA SILVA
ROSSLLENEY ALVES SAMPAIO PALHETA
RUBENILDE ALMEIDA BARBOSA
RUI PEREIRA DA SILVA
TANIA CRISTINA ARCEGO
VALQUIRIA JESUS SILVA
VANELSON RODRIGUES BARBOSA
VANESIA PEREIRA DE SOUZA
VANINHO JOSE DA SILVA
WALERIA MOREIRA LINHARES DE SOUSA
WANESSA DE OLIVEIRA ARAUJO
WATILLA DE JESUS CAVALCANTE
ZAYNE MENDES NUNES LOPES