sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vergonha: NO SUL DO PARÁ: Governo Federal investe na construção de Pontes de madeira na BR-158


Enquanto países europeus e ONGs gastam milhões de dólares com campanhas publicitárias de incentivo à preservação ambiental e preservação das florestas amazônicas o Governo Federal, através do Departamento Nacional de Trânsito ainda utilizada madeira para construção de pontes nas rodovias incentivando assim a destruição da natureza.
Essa situação ocorre na rodovia federal 158 no sul do Pará, no trecho que liga Redenção aos municípios de Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia.
                               A falta de representantes políticos na região contribui para a vergonha



Enquanto em outras regiões do país as pontes nas rodovias estaduais e federais são construídas de concreto ou de ferro, na rodovia BR-158 as pontes construídas por empresas contratadas pelo DENIT ainda usam madeira para construção de pontes, o que tem ocasionada a revolta e indignação da população que gostaria de ver a construção de pontes com mais segurança e durabilidade.
Logo após o término da construção da ponte sobre o rio Arraias, os trabalhadores da empresa CMM passaram a construir uma nova ponte de madeira sobre o rio Itamarati.
As enormes vigas de madeira que estão sendo utilizadas para a construção da ponte revelam a destruição da natureza e o descaso do Governo Federal para com a população do sul do Pará.
O motorista Antônio Fonseca da Silva, que passava pelo local, comentou que enquanto em outros estados do país, a madeira não é mais utilizada para a fabricação de pontes, no Pará a prática, arcaica e destruidora ainda continua sendo utilizada.
“Aqui no sul do Pará até parece que não há representantes políticos, pois há anos que trafego por essa rodovia e nada melhora, todo ano é a mesma coisa, buracos na pista e pontes quebradas”, disse Fonseca. (Dinho Santos)

Um comentário:

  1. Amigo, consulte um engenheiro antes de falar "água". Madeira como a massaranduba, suportam 40 MPa de Compressao, valores bem superiores aos concretos usuais empregados (20 a 30 MPa).
    Estacas de Madeira e pontes de madeira são a melhor solução para o Pará, respeitando certos limites, sem falar na rapidez de execução.

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