sábado, 31 de março de 2012

População da área rural beneficiada com escolas de qualidades


A Prefeitura Municipal de Redenção através da Secretaria Municipal de Educação promoveu uma verdadeira festa de inaugurações nesta sexta-feira (30).   





     
Foram reinauguradas duas importantes escolas municipais localizadas na área rural do município de Redenção.  Pela manhã foi reinaugurada na Agrovilla Cachamorra, a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Espirito Santo.
A  grande festa de inauguração contou com a presença do prefeito Wagner Fontes, vários vereadores, secretários municipais, lideranças politicas e servidores de diversos departamentos do setor público municipal.  




O Deputado Federal Giovanni Queiroz, (PDT), também se fez presente na cerimônia  de inauguração da escola, que passou por uma ampla reforma e ampliação, recebendo novos banheiros, salas de aula, sala de professores, refeitório e outros benefícios. 




A tarde foi à vez da população da Colônia Arraiaporã, receber a caravana da Secretaria de Educação e integrantes do primeiro escalão do governo do prefeito Wagner Fontes, que foram participar da inauguração da Escola Antônia Nilva, conhecida como antiga Casa de Farinha. 




A Escola foi toda reestruturada, recebendo refeitório, banheiros com acessibilidade, laboratório de informática, alojamentos para motoristas que trabalham no transporte escolar dos alunos. Um churrasco foi organizado para comemorar a reforma da escola que era um antigo sonho da comunidade local, assim como apresentaçoes culturais e torneios espotivos.



 Durante seu discurso o prefeito Wagner Fontes, enalteceu o trabalho de toda equipe da Secretaria de Educação, elogiou o secretário Antônio de Sá, pelos grandes desafios vencidos e pela capacidade administrativa que  demostrou possuir no exercício da função.
O prefeito disse ainda que as obras inauguradas refletem o seu compromisso de implantar uma educação de qualidade no município. ‘’Em nossa gestão temos procurado valorizar todos os setores da educação, concedemos aumento de 26% aos professores, melhoramos a infraestrutura  das escolas, efetivamos o projeto Mais Educação, dobramos  o números de veículos que fazem o transporte escolar , temos oferecidos cursos de qualificação para servidores e muitos outros investimentos e, pode ter a certeza que muitas obras ainda serão realizadas por esse governo’’ disse o prefeito.
 O deputado Giovanni Queiroz, disse que já está em conta um recurso de emenda parlamentar que vai ajudar  colocar centrais de ar  em cerca de 100 salas de aulas as  escolas públicas  do município de Redenção.




 O deputado solicitou  ao prefeito Wagner, que as escolas da área rural também sejam beneficiadas pelo projeto. ‘’Wagner os alunos do campo também merecem estudar de cuca fresca, então, destine algumas centrais de ar para embelezar ainda mais essas escolas e ajudar no rendimento escolar dos alunos’’ disse o deputado.                                   

sexta-feira, 30 de março de 2012

Prefeito Wagner Fontes entrega chaves das Casas Populares


O sonho de 500 famílias de possuir á casa própria, se concretizou na tarde de quinta-feira (29), com a entrega das 500 Casas Populares, que foram construídas pela prefeitura municipal de Redenção.


 O semblante das famílias comtempladas pelo programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, era de muita alegria e felicidade durante a cerimônia de entrega das chaves das residências. O prefeito Wagner Fontes, fez uma grande festa para população que desde cedo aguardava pela presença do superintendente da Caixa Econômica Federal do sul Guilherme Kruli. 



A domestica Deuzuita Silva, foi a primeira moradora a receber as chaves da casa das mãos do prefeito Wagner Fontes e do superintendente da Caixa Econômica. 

Durante o seu discurso o prefeito anunciou que está viabilizando mais 1000 novas casas para Redenção. O anuncio foi confirmado  pelo superintendente Kruli. Ainda em seu discurso Wagner Fontes, disse que valeu a pena e ter ido mais dez vezes ao gabinete do superintendente solicitar a construção das residências, pois na tarde de ontem ele estava vendo o resultado do trabalho de toda sua equipe. ‘’Ao olhar e ver a alegria de cada de um de vocês, que nesta tarde conquistaram um grande sonho, percebo que estamos no caminho certo e, afirmo que continuaremos a lutar para realizar o sonho de outras famílias que ainda não possuem um teto para morar’’ disse emocionado Wagner Fontes. O superintendente da Caixa Econômica, disse que em seus quase 30 anos de funcionário do órgão financeiro, nunca tinha presenciado cena de tanta alegria e felicidade como a que ele vivenciou em Redenção. ‘’Me sinto emocionado ao ver que aqui, realmente o projeto do Governo Federal atendeu pessoas que necessitavam de ter um lugar de qualidade para morar’’ disse Krulli.            

quinta-feira, 29 de março de 2012

Escola Aquarela desenvolve o projeto Páscoa Solidaria com os seus alunos


Dos diversos projetos sociais realizados pelo Centro Educacional Aquarela durante o transcorrer do ano letivo, o projeto Páscoa Solidária  tem sido o que tem despertado nos alunos, a praticidade da caridade. 




O projeto criado pelo corpo docente e pedagógico da escola, tem como principal objetivo   desenvolver os alunos o  exercício da solidariedade através da distribuição de alimentos para famílias carentes do município durante o período da Semana Santa.




O projeto Páscoa Solidária, assim demais projetos que estão contido no   calendário escolar do Centro Educacional Aquarela, visa desenvolver nas crianças uma compreensão do verdadeiro sentido desta festa religiosa, na qual o filho de Deus, doou sua vida em prol da humanidade ressurreição de Jesus, que  convida a pratica de uma vida  pautada nos valores do Reino de Deus, e assim despertar em cada  aluno o dom da caridade e que eles possam perceber e dar valor em todas as dádivas recebida do criador.  

Segundo o professor Vandely Moreira,  são atraves de projetos como o Páscoa Encantada, que os alunos passam a ter um sentimento de solidariedade e compromisso com o próximo e seu semelhante.

Garimpeiros cobram aposentadoria especial

Durante audiência pública da Comissão Especial sobre a Aposentadoria para Garimpeiro (PEC 405/09), o presidente da Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada), Gessé Simão, afirmou que só aqui no Pará há 35 mil trabalhadores com problemas para se aposentar. “As entidades estão unidas e o governo terá por obrigação reconhecer esse direito que é nosso e nos foi roubado”.



Até 1998, o garimpeiro se aposentava como segurado especial, a partir da contribuição de 2,1% sobre o resultado da comercialização da produção. O trabalhador, nesse caso, não precisa comprovar o recolhimento, apenas os anos de trabalho.

CONTRIBUINTES
A partir da Emenda Constitucional 20/98, os trabalhadores do garimpo foram classificados como contribuintes individuais e devem recolher 20% do valor de seus rendimentos. Grande parte dos garimpeiros, porém, não faz esse recolhimento.

O presidente da Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada (Agasp), Toni Duarte, exigiu o retorno da aposentadoria como segurado especial. “Este Congresso Nacional, que tomou a nossa aposentadoria, deve devolvê-la para esses trabalhadores.” De acordo com o dirigente, os garimpeiros buscam reincluir o direito no Regime Geral da Previdência. A maioria dos garimpeiros não teve oportunidade de estudar e não sabe trabalhar em outra área, de acordo com o presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Lourenço (AP), Antônio de Souza Pinto.

DIÁLOGO
Para o relator do projeto na comissão, deputado Marçal Filho (PMDB-MS), a aprovação da proposta depende de um diálogo com as equipes previdenciária e econômica do Executivo. “Nós esbarramos ao final dos trabalhos de comissões especiais com posições que não esperávamos do Executivo”.

Marçal Filho acredita que a aprovação na comissão especial não será muito complicada, mas sim a inclusão da proposta na pauta do Plenário. “A partir do momento que ele entrar na pauta do Plenário vai ser unânime a aprovação. Mas a dificuldade é incluir na pauta”, disse.

APOSENTADORIA
A PEC 405/09, do deputado Cleber Verde (PRB-MA), reenquadra garimpeiros e pequenos mineradores no Regime Geral da Previdência Social ao lado de produtores rurais, parceiros, meeiros e pescadores artesanais. Para ter direito à aposentadoria, os garimpeiros e pequenos mineradores devem exercer suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, e contribuir para a seguridade social com 2,1% sobre o resultado da comercialização da produção.

O debate foi solicitado pelo presidente da comissão, deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA). Dois plenários ficaram cheios com garimpeiros e familiares que acompanharam a audiência pública.

A comissão especial foi instalada no último dia 7 de março. A PEC precisa ser votada na comissão especial para depois passar por dois turnos de votação no Plenário da Câmara e seguir para o Senado. (Fonte: Ag. Câmara)