quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

piscicultura se tornou um dos principais meios de geração de renda em Conceição do Araguaia

A conclusão da segunda despesca de pirarucu criado em cativeiro, que aconteceu no último sábado, dia 25, na Fazenda Marajó Pará, distante 33 quilômetros do perímetro urbano de Conceição do Araguaia, foi uma demonstração de que o município caminha a passos largos para se firmar como o maior produtor de pescado através da piscicultura no estado do Pará.



Os mais de 8 mil quilos de pirarucu extraídos dos tanques da propriedade vão abastecer parte do mercado nacional e também serão comercializados em outros países, através do frigorífico ‘Mar & Terra’, um dos maiores da América Latina, com sua matriz no estado do Mato Grosso do Sul. 
A propriedade pertence ao presidente da Associação dos Aquicultores de Conceição do Araguaia (Aquicon), Júnior Queiroz, que há 4 anos iniciou a atividade criando outras espécies e há 2 anos e meio passou a criar pirarucu em um dos 7 tanques da área. Júnior produz 30 toneladas por ano e sua meta é alcançar as 80 toneladas em 2013.
- A piscicultura se tornou um dos principais meios de geração de renda em Conceição do Araguaia e isso deve-se aos pioneiros; à vinda do engenheiro de pesca da emater (Tiago Catuxo); à criaçao da AQUICON; ao projeto do desenvolvimento da piscicultura realizado pelo SEBRAE no município, e à dedicação do gesto regional Marco Aurélio- ressaltou Júnior Queiroz.
A despesca foi acompanhada pela vereadora Evanilza Marinho; a coordenadora Nacional de Aquicultura e Pesca do SEBRAE, Newman Costa, que veio à Conceição do Araguaia junto com o coordenador da UNAB (Unidade de Agrobionegocios do SEBRAE/PA), Carlos Lisbia; Francisco Marcelino gerente regional do SEBRAE; Marco Aurélio, gestor do programa de aquicultura do SEBRAE na região do Araguaia, além dos gerentes e gestores de projetos do SEBRAE de outras cidades. 
A comitiva esteve no município a convite do presidente da Associação dos Aquicultores de Conceição do Araguaia (Aquicon), Júnior Queiroz, que aproveitou para apresentar outros projetos desenvolvidos pela AQUICON e apoiado pelo SEBRAE e EMATER.  
A Coordenadora Nacional de Aquicultura e Pesca do SEBRAE deixou evidente seu entusiasmo com o nível e a qualidade do projeto de produção do pescado no município, além da assistência e orientações oferecidas pelo SEBRAE, ela atribuíu os resultados alcançados ao compromisso ambiental, dedicação e credibilidade dos aquicultores de Conceição do Araguaia.
- O trabalho é sério e está no rumo certo. Dá para perceber que ninguém está brincando de criar peixe. Os produtores são unidos, conectados com as inovações e acompanham a evolução do mercado – destacou Newman. 
De acordo com Marco Aurélio, gestor da região do Araguaia, a criação do projeto possibilitou a aproximação dos novos piscicultores com os pioneiros e a troca de conhecimento foi a chave de integração.
- Os piscicultores tiveram acesso aos conhecimentos que apenas um pequeno grupo possuía e isso está refletindo na maior produção do sul do Pará – comentou Marco Aurélio

Câmara cumpre compromisso com Agentes Comunitários

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Redenção, João Lúcio, atendendo a solicitação de vários Agentes Comunitários de Saúde e também de alguns vereadores, enviou oficio à Prefeitura Municipal pedindo explicações da demora na efetivação desses profissionais, uma vez que o projeto de Lei já fora aprovado pela Câmara.






O oficio de N. 005/2012 de 15 de fevereiro foi protocolado na prefeitura pedindo providências e rapidez no processo. O resultado foi rápido. O prefeito municipal assinou o decreto no dia 16 de fevereiro criando a Comissão Especial para dar celeridade ao processo de efetivação.
João Lúcio salientou que a luta da categoria é antiga e muito justa, mas que agora caminha para concretização. “Os servidores, em especial os Agentes Comunitários precisam da efetivação para obterem a estabilidade”. Disse João Lúcio. O presidente ainda acrescentou que estará se reunindo nos próximos dias com os Agentes de Combate as Endemias, para falar sobre a mesma demanda. ( Assessoria da Câmara)

Polícia Civil prende traficante em Redenção

O ex-presidiario Artu Siqueira Neto, 30 anos, pela sua ação, demonstra que gostou do conforto e da alimentação servida no Presídio de Redenção, pois após passar quase um ano preso, e ter sido liberado no último dia 26 de janeiro. Artu Neto, foi preso novamente vendendo crack, e vai retornar para o Presídio.



                                     Artu, parece que gostou da estadia na cadeia pois logo voltou a operar no mundo do crime, sendo conduzido de volta pela equipe Caveira. 

Neto, que reside no Setor Atila Douglas, foi preso pela ação da equipe Caveira, comandada pelo delegado Leonildo Mendes, na noite da terça-feira(29), quando estava vendendo droga na residência dele localizada na rua Elis Regina, n (04).



                                Delegado Lenildo Mendes, operacional e inimigo de traficante.

A polícia chegou até o traficante depois de ter abordado um usuário que acabara de sair da residência do traficante. A droga que pesou cerca de 18 gr, estava escondida dentro de um guarda-roupa no quarto do traficante.  Após uma conversa demorada com o delegado Leonildo Mendes, o traficante confessou que estava comercializando a droga mesmo sabendo que era ilegal.
Mais uma vez o delegado Leonildo Mendes, demonstrou ser um delegado operacional, pois está fazendo um trabalho de combate e represão ao tráfico de drogas em Redenção, pois tem efetuado varias prisões  de traficante na cidade. '' Estamos aqui para fazer o nosso papel de polícia, e a missão da polícia é tirar elementos como esse traficante que é nocivo para a sociedade'' , disse o delegado Leonildo Mendes.               

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Polícia retira ‘’sem terras’’ de área invadida há mais de uma semana


Um grupo de cerca de 100 pessoas formado por mulheres, homens e crianças  que há cerca de uma semana haviam invadido uma área de terra pertencente  ao pecuarista e empresário Sabino Sawa, foram retirados pela polícia a tarde de ontem segunda-feira (28).


 Um dos lideres do movimento foi primeiro a ser preso pela polícia.

 A área que tem uma extensão de mais de 50 alqueires fica localizada no Distrito de Casa de Tábua, próximo ao período urbano do distrito que é considerado como o que mais cresce na região. De acordo com informações de algumas pessoas que participavam do movimento de invasão eles foram incentivados a invadir a propriedade por um grupo de políticos e pré-candidatos a vereadores e um pré-candidato a prefeito que integram um grupo de oposição ao atual prefeito do município. 


           Ao perceber a aproximação da polícia os ''sem tetos'' se reuniram em grupos.


Segundo o delegado Luis Antônio Ferreira, que comandou a retirada das pessoas do local invadido, a grande  maioria dos que se dizem ‘’sem terra’’ e que haviam invadido a área são moradores de Casa de Tábua, possuem residência fixa e alguns são até comerciantes do distrito. 
 Delegado Luis Antônio conversou com os invasores após a retirada de dentro da propriedade do empresário. 


A área que toda titulada, e que faz parte da área de pasto da fazenda, os invasores além de roçar a capim de alimentar o rebanho de gado, atearam fogo e começaram a levantar alguns barracos no local. Com a chegada da Polícia Militar sob o comando do sargento Evaldo e alguns investigadores liderados pelo delegado Luis Antônio, a multidão foi dispersas.


 Ao ver a aproximação da polícia os invasores abandoaram as foices e os facões e outras ferramentas que foram recolhidas pelos policias. Cerca de 10 pessoas que atuavam como líder do movimento, foram levados pera a Delegacia ode prestaram depoimento ao delegado Luis Antônio. 


De acordo com o delgado quatro pessoas foram enquadradas no crime de invasão e depredação de patrimônio e formação de quadrilha.                        

Vereador Adriano Salomão envia oficio ao senador Jader Barbalho

Preocupado com o grande número de acidentes que tem ocorrido na ponte existente sobre o Rio Inaja, localizado na BR 158, no trecho quer liga o município de Santa Maria das Barreiras ao município de Redenção, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria das Barreiras, Adriano Salomão, PMDB, encaminhou oficio ao presidente  de seu partido Senador Jader Barbalho, solicitando que o mesmo viabilize a construção da ponte de concreto no local,  junto direção do Ministério dos Transporte.



Junto  ao oficio encaminhado ao senador Jader Barbalho, o vereador Adriano anexou fotos da velha e arriscada ponte que passa por sobre e outras imagens de vários acidentes ocorridos no local devido a falta de sinalização, proteção e buracos na grades de ferro que funcionam como piso da antiga e velha ponte de ferro que foi construída na época em que Jader Baralho foi governador do Estado do Pará.



Adriano, mostrou fotos da  obra de construção de uma ponte de concreto, iniciada ainda no primeiro mandato do presidente Luis Inacio Lula da Silva, mas que sem nenhuma explicação foi paralisada, e atualmente funciona como armadilha para os condutores de veículos que diariamente cruzam pela rodovia que serve como portal de entrada do município. Adriano Salomão, disse que acredita que com o retorno do senador Jader Barbalho, alguns problemas crônicos da região possam ser solucionados, entre eles o das pontes assassinas  existentes no trecho que liga Redenção a Santa Maria das Barreiras.                               


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ministério Público realiza audiência pública em Redenção



O Ministério Público do Estado (MPE) promoveu na manhã de segunda-feira ( 27), em Redenção, a “I Audiência Pública MPE com a sociedade civil”. Os promotores de justiça Ítalo Costa Dias, Jane Cleide, Valeria Nogueira da Silva e Rosangela Estumano Gonçalves Hartmann receberam os participantes no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na subseção municipal, localizada na Avenida Brasil, Centro.






O objetivo da audiência foi apresentar o Plano de Atuação (PA) das Promotorias de Justiça de Redenção dos anos de 2010 e 2011 para a sociedade civil, informando o que foi implementado. Vários participantes do encontro foram ouvidos sobre os problemas sociais que mais demandam a atenção do MPE, dentro da temática dos direitos sociais fundamentais, ou seja, saúde, educação, segurança pública, meio ambiente urbano e rural, proteção dos direitos da criança e do adolescente e controle do gasto público municipal. Serão eleitas as áreas de atuação, que podem seguir as mesmas temáticas do PA anterior ou reformular propostas para 2012.




O promotor Ítalo Costa Dias, que é o coordenador do Polo Sudeste II do Ministério Público, falou sobre a atuação do MP e sobre o Plano de Atuação Anterior.  
Além disso, a audiência também prestou esclarecimentos à sociedade sobre a função do Ministério Público. Ao final da reunião foram selecionadas várias propostas apresentadas durante a audiência, que farão parte do Plano de Atuação das Procuradorias e Promotorias de Justiça.


Prefeito Wagner Fontes mostra obras em andamento para a imprensa


Após realizar a grande festa do Carnaval que este ano foi considerado até mesmo por integrantes do grupo de oposição ao seu governo, como sendo o carnaval mais organizado da região, o prefeito Wagner Fontes, não teve tempo de descansar. 




Depois de realizar varias reuniões com toda sua equipe de governo o prefeito tirou a tarde da última sexta-feira (24), para mostrar todas as  obras que estão em execução no município para integrantes da imprensa e alguns secretários. 





Antes da visita ás obras o  prefeito fez uma explanação dos grandes avanços que município obteve na área da saúde, educação e infraestrutura durante sua administração.
A primeira aconteceu ao Hospital Iraci localizado as proximidades do prédio da Delegacia de Polícia Civil. A Unidade de Saúde, responsável pelo atendimento médico e ambulatorial da população está passado por uma ampla e completa ampliação do prédio. 





Com a reforma, o hospital terá novas salas de internação, Laboratório, Salas de Cirurgia, Raio X, climatização e um serviço humanizado.
A previsão e que até o final do 1º semestre a obra esteja finalizada. A visita se estendeu ainda a construção da Escola de Educação Infantil do Jardim Ariane, Escola Irma Eunice do Setor Marechal Rondon e de ampliação da pista do Aeroporto.           
               

Alunos da área rural de Santa Maria das Barreiras recebem bicicleta escolar


O programa do Governo Federal chamado de Caminho da Escola, desenvolvido pelo Ministério da Educação-MEC, vai atender  cerca de 1200 alunos que residem a área rural do município de Santa Maria das Barreiras. Através da parceria realizada entre a Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria das Barreiras e o MEC, foi possível a aquisição de 1200 bicicletas, que estão sendo distribuídas para alunos que moram na área rural do município.  A Bicicleta Escolar tem como objetivo, facilitar a ida e volta daqueles alunos que residem até 7 km distante da escola, facilitado desta forma a vida dos estudantes da zona rural do município.       




O município de Santa Maria das Barreiras, foi o primeiro da região do sul do Pará a ser beneficiado com o programa. Os alunos que residem no região da Futura, localizado a cerca de 300 km da sede do município foram os primeiros a receberem as bicicletas adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação do município. Na ocasião o prefeito em exercício José Barbosa de Farias, o popular ‘’Mussum’’ disse que mais uma vez a competência da equipe de governo do prefeito Odacir Dal Santo, foi comprovada ao conseguir junto ao MEC, um instrumento  de locomoção que será muito útil da vida estudantil do alunos da área rural do município.     




  
“Esse meio de transporte, além de ser um instrumento saudável, estimula a prática de atividade física, trouxe facilidade para os alunos , temos que agradecer ao trabalho da equipe da Secretaria de Educação por mais essa conquista’’ disse Mussum. Os alunos da região Codespar, Agropec, Casa de Tábua e Cristalino, serão os próximos a receber as bicicletas.





A Secretária de educação Elissonethe Cardoso da Silva, disse que os vários dias de trabalho para cadastrar os alunos  no programa foi recompensado, quando ela viu o sorriso de alegria estampado no rosto daqueles que receberam a bicicleta. ‘’É nessa hora que vemos a seriedade desta administração, ao proporcionar a felicidades desses alunos’’, disse Elissonethe.       



O aluno Alex Junior, foi um dos que mais comemorou a aquisição da nova bicicleta, pois diariamente ele caminhava 12 km para ir e voltar da escola. “Foi muito bom receber essa bicicleta, agora posso ir à escola, com mais tranquilidade, a pé eu demorava, um pouco a chegar a escola. De bicicleta, gastarei alguns  minutos”, disse Alex. A mesma alegria foi vivenciada pela pequena Gabriela, que também recebeu a sua bicicleta. 
As bicicletas do programa são amarelas, têm detalhes em preto e estão sendo entregues com o capacete, para garantir a segurança do ciclista. Para receber a bicicleta, o aluno firma um termo de compromisso no qual se responsabiliza pelo uso e pela conservação dos equipamentos, pois, no fim do ano, terá que devolvê-los à escola, que os repassará a outro estudante.