segunda-feira, 5 de março de 2012

Fetraf faz festa para comemorar aquisição da fazenda Jaú


O último domingo (04), foi de muita festa e comemoração para as mais de 400 famílias, que estão acampadas na fazenda Jáu, localizada no município de Santa Maria das Barreiras, no extremo sul do Pará.





 A reunião organizada pelos coordenadores da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar –Fetraf, pelo Instituto de Colonização e Reforma Agraria-INCRA, contou com a participação da Deputada Estadual Bernadete Ten Caten, (PT), Francisco da Cip, técnicos do Incra de Marabá e o executor do Incra de Conceição do Araguaia, Emivaldo Amâncio.






 O objetivo do encontro foi para anunciar aos posseiros que a o Incra vai desapropriar  área e, entregar aos clientes da reforma agrária.
O anuncio foi feito pela deputada Bernadete Ten Caten , ás famílias que participavam da reunião.  Segundo a deputada,  a Fazenda que foi  invadida por sem terras a pouco mais de 2 anos, custou mais de sessenta milhões de reais aos cofres do Governo Federal, sendo a área mais cara na história da reforma agrária no sul do Pará. De acordo com a deputada quem se desfazer da terra depois de assentado deveria ser penalizado.  





“Essa terra custou muito caro para os cofres do governo, por isso eu penso que aquele que vender o seu lote depois de assentado, deve ser preso, pois acho que não há motivo de agricultor vender uma terra tão boa como esta” disse a deputada durante seu discurso. 





 A reunião também serviu para a apresentação de alguns pré-candidatos do PT a prefeito de alguns municípios da região, entre os apresentados, o professor Jose Messias, o popular Zagaia, que dever ser o candidato do PT em Redenção. A fazenda Jaú, esta situada a cerca de 80 km do distrito de Casa de Tábua, e distante 50 km da sede do município de Santa Maria das Barreiras.     

Um comentário:

  1. boa tarde!
    alguem sabe me dizer se e verdade que o incra nao acertou o pagamento da fazenda jau e que havera uma possivel reintegraçao de posse desta fazenda?

    ResponderExcluir