quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Policial acusado de matar radialista em Redeção vai setar no banco do réu


Depois de um ano e quatro meses do assassinato do radialista Tony Rossi em Redenção, o ex-policial civil Emerson da Silva Valente acusado do crime, foi pronunciado na semana passada pelo juiz Aroldo Fonseca da vara criminal da comarca. 




O policial Emerson Valente está preso desde o dia do crime onde foi detido e levado para Marabá e depois para a penitenciária Anastácio das Neves em Santa Isabel região metropolitana de Belém. O policial é até hoje o único suspeito do crime e nunca conseguiu apresentar testemunhas de defesa. A promotoria deve pedir a pena máxima para o crime que abalou a cidade e repercutiu em toda a imprensa do Estado. O radialista Tony Rossi era bastante conhecido em Redenção por ter sido um dos pioneiros da comunicação de rádio da cidade. Querido no meio social, o radialista tinha um vasto campo de amizades e bom relacionamento. O crime aconteceu no dia 24 de julho de 2010, quando Tony saia para trabalhar na rádio Interativa FM, onde tinha um programa diário sertanejo todas as manhãs. A vítima foi tocaiada por volta das 4 h da manhã covardemente pelo policial que disparou seis tiros de pistola calibre ponto 40 de uso exclusivo da polícia. Até hoje os motivos do crime não ficaram muito esclarecidos, uma vez que o acusado era amigo da vítima. Uma amante do policial Emerson Valente, Elane dos Santos, teria sido segundo relatos de pessoas próximas a vítima, como sendo a pivô do assassinato. Na primeira audiência do caso, o acusado chegou a faltar, compareceu na segunda, e na terceira ainda tentou através do advogado de defesa, desqualificar os laudos do Instituto Renato Chaves, que atestavam que um dos projéteis retirados do corpo da vítima, era mesmo da arma que o policial usava no dia do crime e também o depoimento do então delegado Superintendente de Policial Civil da Região do Araguaia Nicolau Neto, que comandou a prisão em flagrante do policial acusado do crime. Emerson da Silva Valente deve ser julgado por crime triplamente qualificado, motivo repugnante, sem chances de defesa da vítima e crime premeditado. Para a família da vítima esse foi o primeiro passo para que se faça justiça nesse caso. O julgamento deve ocorrer em fevereiro do próximo ano. A pronúncia ainda cabe recurso.
             

Trânsito de Redenção causa mais uma vítima de acidente


 O tão badalado e perigoso trânsito de Redenção, fez mais uma vítima na tarde da última quarta-feira (29), depois que o  motorista Marcos Martins  Moraes, que dirigia um Fiat Palio de cor cinza placa MWE 1632 da cidade de Araguaína-TO, avançou a preferencia na Avenida Brasil no Centro Comercial de Redenção e atropelou a domestica Luciana de  Paula da Silva, que  conduzia uma motocicleta na via pública. Eram por volta das  13hs quando ocorreu o acidente num dos mais movimentado cruzamento da cidade.   
A vitima da imprudência do motorista sofreu fratura exposta na perna esquerda e um corte na cabeça, tendo que ser atendida no meio Avenida, debaixo de um sol escaldante.
Com o impacto da batida o capacete que não estava fixo no pescoço da vitima voou da cabeça vitima. 




A ambulância  do Corpo de Bombeiros foi acionada, os paramédicos tiveram muito trabalho para imobilizar a perna e o pescoço da vitima em plena via pública, no momento de grande movimento no centro comercial devido ser horário bancário.   
 Populares que presenciaram o acidente improvisaram tapa sol, com pedaços de papelão, para proteger do forte sol, os bombeiros e a vítima, enquanto era  realizado  o trabalho de imobilização de Luciana que chorava bastante, enquanto estava sendo atendida pelos paramédicos que estavam em uma ambulância do Samu.
Depois de imobilizada  Luciana de Paula, foi levada para atendimento médico no Hospital Público Regional de Redenção. 





O motorista Marcos Martins de Moraes, foi levado por policiais militares para prestar esclarecimentos do acidente na Delegacia de Policia Civil de Redenção , sendo liberado logo depois. 






Testemunhas disseram que o motorista do Fiat Uno, foi o principal responsável pelo acidente. Dinho Santos   

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Programa Com Licenç Vou Luta chegou a região



Desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar, o Sebrae e a Confederação Nacional da Agricultura-CNA o programa com ‘’Licença   Vou à Luta’   chegou aos munícipios da região do sul  do Pará, desenvolvendo o espirito de empreendedorismo de centenas de mulheres que vivem a área rural. O programa realizado de forma gratuita tem como principal propósito, estimular mulheres do campo,  a buscar identificação com um negócio para sua realização pessoal e profissional, assim como também desenvolver habilidades para que possam  realizar uma administração mais eficiente em suas atividades ou negócios rurais.



O curso presencial, possui carga horária de 40h distribuídas em 5 módulos,  onde dentro da grade curricular do curso são abordados conteúdos técnicos e motivacionais, dentro das características empreendedoras. As alunas que participaram do curso realizado o município de Santana do Araguaia, , São Felix do Xingu, Pau D’arco e Xinguara, receberam orientações na área de gestão financeira, plano de negócios, noções de legislação e liderança, de forma que as participantes sintam se mais motivadas.

 De acordo com a coordenadora do SENAR na região sul Rosangela Hanneman, ao final do curso as mulheres se sentem  mais preparadas e fortalecidas para, juntamente com a família, se envolverem diretamente na gestão do negócio já estruturado ou ainda, se for o caso, identificar uma nova oportunidade com base nos recursos que estão sendo subutilizados.
Para p próximo ano esta previsto a realização de novos cursos em Redenção e outos municípios que integram a região sul no qual o Senar esta´ inserido.   

“Projeto Informática Para Todos” forma mais uma turma


O projeto social   “Informática Para Todos” do vereador João Lucio, (PPS), desenvolvido em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Morada da Paz, e o deputado estadual João Salame, PPS, formou mais uma turma de alunos na semana passada em Redenção.  


O projeto, que já atendeu centenas de pessoas com o curso básico de computação, é oferecido de forma gratuita para os participantes, visa preparar jovens para o mercado de trabalho e contribuir  para a redução  do analfabetismo  digital que ainda atinge milhares de pessoas. 
O projeto atende pessoas das mais diversas faixas de idade, possibilitando o acesso ao mundo digital. A anciã Maria Silva de Sá foi uma das alunas que conclui o curso, demonstrando que não existem barreiras para quem quer aprender.     
O projeto que existe há mais de oito anos, atualmente vem funcionando na Rua Marabá no prédio da Associação e conta com  o total apoio do vereador João Lúcio, que fundou e mantém  o projeto.

Distrito de Casa de Tábua recebe obra de calçamento


Mesmo estando caminhado para o último ano  do  segundo mandato de  prefeito de Santa Maria das Barreiras, o gestor municipal  Odacir Dal Santo, PRP, segue firme na realização de obras que tem mudado a cara do município ao longo de seu mandato  e, proporcionado melhoria na qualidade  de vida da população. 




Após a realização da obra de asfaltamento de diversas ruas e avenidas do Distrito de Casa  de Tábua, localizado as margens da Rodovia BR 158, a prefeitura municipal está finalizado a obra de calçamento das vias paralelas existentes no Distrito que fica situado a 140 km da sede do município.
A obra que está sendo realizada com recursos próprios  do município, tem causado a alegria e satisfação de centenas de moradores que ao longo do mandato do prefeito Odacir Dal Santo tem realizado obras que tem contribuído para o desenvolvimento do distrito que mais cresce na região.



O calçamento  feito de blocos  de pedras além de calçar as ruas, funcionam  como um produto gerador de emprego e renda para trabalhadores que residem  no distrito  fazendo o trabalho artesanal da obra. 
A obra tem agradado grande parte da população que reside no distrito, que há muitos anos veem sonhando com a emancipação  do distrito.
Falando sobre o trabalho que vem sem realizado em Casa de Tábua, o prefeito Odacir Dal Santo, disse que as obras de calçamento,  assim como muitas outras, que estão sendo feitas por sua administração, fazem parte de um conjunto de ações, que ele assumiu o compromisso de realizar quando a população resolveu elege-lo como gestor do município, e que vão continuar até  o final de seu mandato.
‘’Minha missão é realizar as obras de que tanto a população necessita, tenho feito isso o longo dos meu sete anos de mandato , e vou continuar fazendo  valer cada voto que recebi com obras e benefícios para a população’’ disse o prefeito.